X
Santos

Aquário de Santos recupera e devolve três tartarugas à vida no mar

As tartarugas ganharam o nome de Zefa, Mel e Lilica

Animais ficaram um ano em tratamento; para voltar ao mar, recebem anilha do projeto Tamar / Fotos: Isabela Carrari

Três tartarugas-verdes voltaram ao mar, na manhã desta quinta-feira (26), depois de passarem mais de um ano em tratamento no Aquário de Santos. Elas foram soltas no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, que fica a praticamente 40 quilômetros da costa. Elas foram levadas por uma equipe do parque, que estava responsável pelo tratamento dos animais.

As tartarugas ganharam o nome de Zefa, Mel e Lilica. Elas foram diagnosticadas com fibropapilomatose, caracterizada pela presença de diversos tumores em partes moles, explica o  veterinário do Aquário, Gustavo Dutra. 

“É uma doença viral, se caracteriza pela formação de tumores nas partes moles das tartarugas, pescoço, olhos.  A poluição pode acabar contribuindo para que a doença se manifeste”, explica o veterinário.

Os animais passaram por cirurgia para a retirada dos tumores, que chegaram a cobrir quase 75% do corpo. Após a fase de recuperação, puderam ser devolvidos ao mar, seu habitat natural. “Quando verificamos que os tumores não retornaram, pudemos planejar a soltura dos animais”, acrescenta o veterinário.

Os animais receberam anilhas do Projeto Tamar antes de serem lançados ao mar. “Elas têm um padrão internacional. Isso é importante para se fazer o manejo. Em cada anilha, no Brasil, está marcado um número de telefone e endereço do Projeto Tamar, em Salvador. Todas as informações de animais encontrados, vivos ou mortos, se concentram lá”, explica Gustavo.

Essa foi a primeira soltura de tartarugas realizada em 2022. “Esse trabalho, feito pelos especialistas do Aquário, é um esforço coletivo realizado há vários anos e que terá continuidade este ano. Outros dois animais deverão ser levados para a Laje de Santos, em junho, na Semana do Meio Ambiente, caso o tempo permita”, informa o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório.
 

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Férias escolares de julho reacendem a discussão sobre guarda compartilhada

Especialista dá orientações sobre a divisão do tempo dos filhos com guardiões divorciados

São Vicente

Miramar Shopping traz brincadeiras de ilusão de ótica nas férias de julho

São quatro atrações espalhadas por todo o shopping que desafiam os sentidos, como a visão e o tato; evento é gratuito

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software