X

Cubatão

Advogado Áureo Tupinambá, preso em operação do Gaeco, sai da prisão

Ex-diretor da Câmara de Cubatão estava preso desde o último dia 16 de abril por possível envolvimento com o PCC

Da Reportagem

Publicado em 25/04/2024 às 22:40

Atualizado em 26/04/2024 às 09:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Advogado e ex Diretor da Câmara Municipal de Cubatão, Áureo Tupinamba / Reprodução

O advogado e ex-diretor da Câmara de Cubatão, Áureo Tupinambá, teve a prisão temporária revogada na noite desta quinta-feira, dia 25. As informações são do advogado Marcelo Cruz, responsável pela defesa do investigado pela Operação Muditia, deflagrada no último dia 16 pelo Ministério Público de São Paulo, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e da Polícia Militar.

O alvará de soltura expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo revogou a prisão temporária alegando que o advogado não foi contemplado “nas denúncias ofertadas pelo Ministério Público”.

Mesmo assim, diante da importância da investigação e das apuração dos fatos, Áureo não poderá manter contato com os demais investigados e nem frequentar a Câmara de Cubatão.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Sobre o que se trata a Operação Muditia

O objetivo da operação, comandada pelo Ministério Público de São Paulo, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e a Polícia Militar, é desarticular um grupo criminoso, associado ao PCC, investigado por inúmeras fraudes em licitações em todo o Estado.

Na Baixada Santista, as ações ocorreram em Cubatão, Santos e Praia Grande e resultaram na prisão de três pessoas: vereador Ricardo Queixão (PSD), advogado Aureo Tupinamba e a servidora pública Fabiana de Abreu Silva.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para entender melhor sobre o processo, leia no site do Diário do Litoral: Processo detalha ligação Dos investigados de Cubatão com fraudes e PCC.

Saiba quem é o advogado Áureo Tupinambá 

Áureo Tupinambá de Oliveira Fausto Filho, Advogado criminalista e diretor da Câmara Municipal de Cubatão, Tupinambá é também defensor do líder do Primeiro Comando da Capital (PCC) André de Oliveira Macedo, o André do Rap.

O advogado é especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal. Dono do próprio escritório de advocacia, localizado na Baixada Santista, Áureo defende André do Rap desde 2020.

Apesar de ter cerca de 14 anos de advocacia criminal, seu nome começou a circular nacionalmente quando o inquérito contra André do Rap foi trancado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em abril do ano passado.

Em Cubatão, Áureo é uma figura conhecida, já que sempre foi aliado a ala política da Cidade. Em documentos de 2022 e 2023 da Câmara Municipal de Cubatão, Tupinambá aparece como diretor-secretário no Legislativo municipal.

Em suas redes sociais, o advogado exibe a vida de luxo, além dos feitos como advogado e como servidor legislativo.

Em sua última postagem antes de ser preso, Áureo mostra que é palestrante confirmado no IX Congresso Brasileiro de Direito Penal, que acontecerá em maio, em Fortaleza.

Em seu perfil pessoal no Instagram, que reúne 8,5 mil seguidores, o advogado posta conteúdos relacionados à advocacia e ao seu exercício na Câmara Municipal, além de mostrar viagens internacionais e bens, como uma foto de um Porsche com a legenda “não basta sonhar, trabalhe”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Itanhaém

Itanhaém consegue recursos para trabalhos de drenagem; confira os locais

Com a aprovação da verba do Fundo Metropolitano, os projetos irão para processo licitatório

Guarujá

Em pleno sabadão, PAT de Guarujá oferece 45 vagas de emprego

Pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter