X
Cotidiano

Tartaruga-Oliva é resgatada em ação do PMP-BS e inicia reabilitação no Instituto Gremar, no Guarujá

O animal está sendo monitorado intensivamente pela equipe de reabilitação do Instituto

Tartaruga-Oliva é resgatada em ação do PMP-BS e inicia reabilitação no Instituto Gremar, no Guarujá / Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (12), o Instituto Gremar recebeu um acionamento pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Colaboradores do Forte dos Andradas, no Guarujá (SP), relataram o encalhe de uma tartaruga marinha com vida na Praia do Monduba.

Ao chegar ao local, a equipe de resgate constatou que se tratava de uma tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) adulta. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O animal foi imediatamente encaminhado ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos para receber atendimento veterinário. No exame clínico de entrada, a equipe observou que a tartaruga de 29 kg estava desidratada, caquética, apresentando desmineralização do casco e do plastrão (sintoma associado ao quadro de subnutrição) e com muitos sanguessugas pelo corpo.

Teve início, a seguir, o tratamento suporte, com hidratação venosa e medicações, banho em água com temperatura controlada, além da remoção dos ectoparasitas. Também foi realizada coleta de sangue e exames de raios-X.

No momento, o prognóstico da tartaruga é reservado. O animal está sendo monitorado intensivamente pela equipe de reabilitação do Instituto. 

Demais atualizações sobre seu quadro clínico serão divulgadas em breve. 

Sobre a espécie
As tartarugas-olivas são animais oceânicos, sendo dificilmente avistadas na costa, diferentemente da tartaruga-verde (Chelonia mydas), que ocorre com mais frequência por utilizar essa região durante a alimentação.  

Elas habitam mares tropicais e subtropicais, nos oceanos Pacífico e Índico. E no Oceano Atlântico ocorrem principalmente na América do Sul, América Central (Mar do Caribe) e na costa oeste da África. 

No Instituto Gremar, este é o terceiro registro de encalhe com vida desta espécie, sendo que o último havia ocorrido em 2016, na cidade de São Vicente.

Protocolo de segurança sanitária
Atenta às recomendações das autoridades de saúde devido à pandemia da Covid-19, a equipe do Instituto Gremar em conjunto com a coordenação do PMP-BS área SP e a Petrobras, tem adotado medidas rígidas para prevenir o contágio e dar continuidade ao trabalho de resgate e reabilitação de animais marinhos o melhor possível.

O uso de equipamentos e insumos adequados, o trabalho em home office do setor administrativo e a restrição do número de colaboradores nos recintos dos animais, salas de cirurgia e manejo, além do monitoramento, estão entre eles. A responsabilidade é de todos nós. 

Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

O projeto visa avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, dividido em 15 trechos.

O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Após forçar saída, Marinho reencontra Santos em meio à pressão no Flamengo

Marinho é reserva no Flamengo, e fez apenas dois gols em 23 jogos na temporada

Brasil

Memória: a história do Castelinho da Rua Apa

Imóvel, construído em 1912, ficou famoso após ser palco de uma tragédia familiar

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software