X

Política

Egípcios protestam contra presidente Mohammed Morsi

Presidente egípcio ampliou os próprios poderes ao emitir um decreto que isenta suas decisões de contestação legal

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 24/11/2012 às 10:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Confrontos eclodiram entre críticos e simpatizantes do presidente egípcio, Mohammed Morsi, em várias cidades do Egito nesta sexta-feira (23), após o líder egípcio ter assumido novos poderes. Pelo menos 100 pessoas ficaram feridas.

Na quinta-feira, 22 de novembro, Morsi aumentou os próprios poderes por decreto e isso o colocou acima da supervisão do judiciário.

Em Alexandria, populares furiosos invadiram e incendiaram a sede do partido islamita de Morsi, o da Justiça e Liberdade, com 25 feridos nos tumultos. Como sexta-feira é feriado no Egito, o local estava vazio quando foi invadido, saqueado e queimado.

No Cairo, uma multidão voltou a ocupar a praça Tahrir contra as medidas de Morsi.

Confrontos semelhantes aconteceram também nas cidades de Assuã e Gizé. Em outras três cidade do canal de Suez, os manifestantes atearam fogo nos escritórios da Irmandade Muçulmana, ao qual Morsi é ligado.

O presidente discursou nesta sexta-feira para milhares de partidários. Segundo ele, as medidas foram tomadas para frear os "carunchos" e "insetos" do antigo regime de Hosni Mubarak, derrubado em fevereiro de 2011, que estariam atrasando o progresso do Egito.

Ele acusou alguns juízes de planejarem dissolver a Câmara Alta, a qual blindou de dissolução com o decreto de ontem. "Existem alguns carunchos que estão comendo a nação egípcia" disse.

Manifestantes não aceitam novo decreto do Governo (Foto: Mohammed Asad/Associated Press/Estadão Conteúdo)
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter