X

Política

Pesquisa mostra cenário atual para corrida eleitoral na Baixada Santista

Enquanto Santos ainda segue sem um nome definido, Praia Grande e São Vicente parecem já ter escolhido o próximo prefeito

Luana Fernandes

Publicado em 20/04/2024 às 13:30

Atualizado em 20/04/2024 às 14:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

César Nascimento, Kayo Amado e Alberto Mourão estão liderando em Cubatão, São Vicente e Praia Grande, respectivamente / Divulgação

A corrida eleitoral para ocupar os cargos do Executivo e do Legislativo da Baixada Santista já começou. Para analisar quem sai na frente neste primeiro momento, o Instituto Badra divulgou neste sábado (20) o resultado das pesquisas para as disputas em Santos, São Vicente, Bertioga, Cubatão, Praia Grande, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o nº SP-00656/2024, a pesquisa eleitoral aponta um cenário um pouco diferente do que era esperado até aqui. Confira a seguir quem ocuparia a cadeira principal do Executivo caso as eleições fossem hoje:

Bertioga

Na cidade mais nova da Baixada Santista, a pesquisa estimulada aponta que a candidata Lucília Goulart (PL) seria eleita prefeita com 35% dos votos. Logo em seguida, vem Matheus Rodrigues (Republicanos) com 24% das intenções de voto. Ainda são apontados Professora Lucélia com 7%, Carlos Ticianelli com 5%, Marcelo Villares com 4%, e Elisangela Pedroso e Gustavo Melo com 2% cada.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A pesquisa em Bertioga ainda aponta que 54% acreditam que pode mudar de candidato até a eleição, enquanto 45% já decidiram em quem votarão; 1% não sabe dizer se já tem uma decisão final ou não.

Cubatão

Na Rainha das Serras, a corrida eleitoral está acirrada. A pesquisa do Instituto Badra aponta César Nascimento (PSD) como vencedor do pleito, com 27%, mas com o segundo colocado na cola: Rodrigo Alemão (PSB) tem 22% das intenções de voto. 

Mais quatro nomes de pré-candidatos à Prefeitura aparecem na lista: Dr. Paiva (PL) é o terceiro colocado com 19%, Toninho Vieira vem em seguida com 15% e a ex-prefeita Marcia Rosa (PT) teve 6% das intenções de voto. Por último, aparece Carlinhos de Freitas com 2%.

Na Cidade, a maior parte dos eleitores estão em dúvida. 53% acreditam que podem mudar de opinião até a eleição. Já 47% têm certeza que votará no candidato apontado na pesquisa. Apenas 1% não sabe o que dizer, neste caso.

Guarujá

A Pérola do Atlântico sempre tem uma corrida eleitoral concorrida. Em 2024, o nome do novo prefeito já parece estar certo. A pesquisa estimulada na Cidade aponta o ex-prefeito Farid Madi (Podemos) como vencedor do pleito com 45%. Em segundo lugar vem Raphael Vitiello (PSD) com 11%. Completando a lista extensa de candidatos, a pesquisa aponta Toninho Salgado com 5%, Nicolaci e Edilson Dias com 3%, Marcelo Pepe, Coronel Rogério, Thaís Margarido, Adilson de Jesus e Claudio Fernando com 2%, e Fábio Fronterrota com 1%.

Em Guarujá, 52% dos eleitores entrevistados pela pesquisa acreditam que possam mudar de voto até a eleição. Já 46% têm certeza do voto na urnas em outubro. 3% não sabem definir se a decisão está tomada ou não.

Itanhaém

Os candidatos de Itanhaém são figuras conhecidas na Cidade. Pela pesquisa, o nome do próximo prefeito já é conhecido da população: Marco Aurélio, que já foi prefeito por dois mandatos, aparece na estimulada com 35% dos votos.

Em seguida vem Cris Forsell, com 18%, e o atual prefeito Tiago Cervantes aparece em terceiro lugar com 18%. O último a aparecer no ranking é Aureo Bacelar, com 4%.

Em Itanhaém, a maioria dos eleitores já tem certeza de quem desejam na cadeira do Executivo. 59% afirmam que a intenção apontada na pesquisa é a decisão final, enquanto 40% acreditam que ainda podem mudar de voto até a eleição. 1% não soube o que responder.

Mongaguá

A cidade do Litoral Sul da Baixada Santista também parece já ter escolhido o candidato da vez. Paulinho tem 40% das intenções de voto na Cidade, aponta a pesquisa estimulada do Instituto Badra.

O segundo lugar vem Rodrigo Casabranca com 16%. Rafael Redó vem em seguida com 15%. Além disso, a lista traz nomes como Baianinho, com 8%, e Julio da Imobiliária, com 6%.

Os eleitores estão mais decididos em Itanhaém. 60% dos entrevistados afirmam que a intenção de voto nas pesquisa é a decisão final. Já 39% acham que podem mudar de opinião até outubro. 1% não soube opinar sobre o assunto.

Peruíbe

Gilson Bargieri seria o próximo prefeito da Cidade, com 45% dos votos, caso as eleições ocorressem hoje. Assim aponta a pesquisa da Badra, que traz Felipe Bernardo em segundo lugar com 17% e o pré-candidato Emer com 16%.

Em Peruíbe, a maior parte está certa de seu voto: 51% afirmam que esta é a decisão final. Enquanto isso, 48% acreditam que podem mudar o voto até a eleição. 1% não soube o que responder neste caso.

Praia Grande 

A cidade que mais evoluiu nos últimos anos parece já ter o candidato preferido nas próximas eleições. A pesquisa do Instituto Badra dá como certa a vitória do ex-prefeito Alberto Mourão, com 57% das intenções de voto.

O segundo lugar, Danilo Morgado, tem 18%. Professor Mauricio também aparece na pesquisa com 2%, Jasper com 1%; e Marcelo Américo e Lissandro com 0%.

Os índices de Decisão e Possibilidade da pesquisa Badra confirma a decisão dos eleitores. 81% dos entrevistados já sabe em quem vão votar em outubro. 18% ainda estão na dúvida e podem mudar de opinião até a eleição. 1% não soube responder.

São Vicente

A pesquisa estimulada confirma o favoritismo do Kayo Amado na primeira cidade do Brasil. O atual prefeito tem 74% das intenções de voto e pode continuar a ocupar a cadeira do Executivo vicentino. O segundo colocado é Pedro Gouveia com 7% dos votos, seguido por Marcelo Rocha com 3%.

Os eleitores de São Vicente já sabem quem escolher. 68% estão certos que sua intenção de voto é a decisão final. Já 23% acreditam que podem mudar de opinião até outubro. 9% não souberam o que responder neste caso.

Santos 

A corrida eleitoral em Santos está apertada. O Instituto Badra deu dois cenários para as eleições na Cidade: um com o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa na disputa e outro com o atual prefeito Rogério Santos.

O primeiro cenário aponta Paulo Alexandre Barbosa como eleito com 42% das intenções de voto. Em segunda vem Rosana Valle com 26%, Telma de Souza com 15% e Débora Camilo com 2%.

No segundo cenário, Santos terá Rosana Valle assumindo a cadeira do Executivo com 33% das intenções de voto, seguida por Rogério Santos com 27%, Telma de Souza com 20% e Débora Camilo com 2%.

Ainda há um terceiro cenário onde Paulo Alexandre Barbosa e Rogério Santos competem no mesmo pleito. Assim, o ex-prefeito e atual deputado federal ainda fica na frente com 33%, Rosana Valle colada com 29% em segundo lugar, Telma de Souza com 15%, Rogério Santos com 6% e Débora Camilo com 2%.

Os eleitores estão certos de suas escolhas para outubro. 74% já apontam a intenção como decisão final, enquanto 24% ainda acham que podem mudar de opinião. 2% não soube opinar neste caso.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Minifestival Santos Café terá degustação, oficinas e música; veja programação

Também comemorando o Dia Nacional do Café (24 de maio), o festival dividirá suas atrações entre o bulevar da Rua XV de Novembro e Museu do Café

Cotidiano

Prêmios da Quina e +Milionária saem para Cubatão e Peruíbe; saiba quanto e lotéricas

Somadas, as premiações totalizam 18.868,28 aos apostadores das duas cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter