X

Sindical e Previdência

Governo regulamenta profissão de comerciários

Categoria possui 12 milhões de trabalhadores no País e 60 mil na Baixada Santista

Francisco Aloise

Publicado em 15/03/2013 às 20:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Uma das mais antigas profissões do Brasil, com cerca de 12 milhões de trabalhadores em todo País, 2,5 milhões no Estado e 60 mil na Baixada Santista, teve hoje (15) sua profissão reconhecida e regulamentada pelo Governo. A publicação saiu no Diário Oficial da União e serviu para comemorações dos trabalhadores em todo o Brasil.

A regulamentação vinha sendo uma bandeira de luta dos sindicatos, federações e da Confederação da categoria. "Temos agora a nossa identidade, pois comerciário é uma profissão", disse Arnaldo Azevedo Biloti, presidente do Sindicato dos Comerciários de Santos e Região.

Ele esteve reunido na quinta-feira com o presidente da Federação Estadual dos Comerciários, Luiz Carlos Mortta, para saber sobre a sanção presidencial, pois diz que vinha sendo cobrado constantemente pelos associados.

Biloti diz que agora em vez de balconista ou vendedor, na carteira de trabalho o contrato vai constar simplesmente comerciário. Já Luiz Carlos Motta diz que a luta foi difícil e longa, mas vitoriosa. "Vamos continuar na luta por melhores salários e para aumentar a dignidade dos comerciários".

Azevedo Biloti e Luiz Carlos Mortta estiverem reunidos na Federação Estadual dos Comerciários (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Itanhaém

Motorista de caminhão morre após bater veículo em mureta em Itanhaém

O corpo de bombeiros foi chamado e confirmou o óbito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter