X

São Vicente

Eixos comerciais no centro de São Vicente ganham novo visual

Reurbanização da Rua Martim Afonso e da Avenida Ulisses Guimarães tornam vias mais acessíveis e receptivas

Da Reportagem

Publicado em 08/05/2024 às 19:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Intervenções têm transformado a Rua Martim Afonso em um boulevard com adaptação para via compartilhada (para passeio de pedestres e veículos) / Divulgação/PMSV

Com suas obras na reta final, a reurbanização da Rua Martim Afonso, em São Vicente, marca uma nova era dos eixos comerciais do município. A ação visa transformar os comércios das regiões em locais mais acessíveis e receptivos para os vários moradores e turistas que consomem na cidade, além de promover a valorização urbanística. 

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Quem quiser procurar um presente para a mãe em um dos dois eixos comerciais do Município irá se deparar com novos passeios públicos, com nivelamento entre as vias e calçadas. A medida facilita, sobretudo, a locomoção de pessoas com deficiência (PCDs) e idosos. 
 
As intervenções têm transformado a Rua Martim Afonso em um boulevard com adaptação para via compartilhada (para passeio de pedestres e veículos). A medida possibilita o fechamento da rua em datas comemorativas com alto índice de fluxo no comércio. Além disso, o local ganhou nova cobertura para proteger os estabelecimentos e consumidores nos dias de chuva ou sol. Já a Avenida Ulisses Guimarães foi reurbanizada em toda a sua extensão, de 2 km, tornando-se também um local mais acessível para a população, com novo passeio público, calçadas, mobiliário urbano e elevações nos cruzamentos, facilitando a locomoção dos pedestres. 
 
Ambos os projetos foram elaborados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).
 
"Todas as obras da Cidade têm sido realizadas dentro de um contexto de planejamento. Temos atuado nos principais eixos do Município. Padronizamos as calçadas do Centro e da Av. Ulisses Guimarães e tornamos os passeios mais bonitos e agradáveis, com uma paisagem mais harmoniosa e acessível", explica o secretário de Desenvolvimento Urbano, Alexsandro Ferreira. 
 
O secretário de Comércio, Indústria e Negócios Portuários, Guilherme Guzzi, salienta a importância de proporcionar um comércio mais atrativo para a população. “A tendência é que haja aumento do consumo em nosso centro comercial, com um espaço mais receptivo. Além disso, esse novo conceito promove mais atratividade para lojistas que querem se instalar na Cidade em um local com mobiliário urbano adequado, acessibilidade, beleza e cobertura. Então, com essas inovações, temos uma expectativa muito grande, sobretudo para o Dia das Mães. Certamente essas reurbanizações trarão muitos benefícios tanto para o comerciante quanto para quem vai consumir”.

Investimentos

A Administração Municipal traçou três pilares para o crescimento de São Vicente: o fomento à construção civil, a reestruturação do eixo centro-praia e o desenvolvimento da Área Continental. As reurbanizações dos polos comerciais da Cidade estão interligadas a dois deles.
 
O novo Boulevard Martim Afonso compõe o programa 'São Vicente de Cara Nova', que busca, por meio da revitalização dos principais patrimônios turísticos, culturais e comerciais do eixo centro-praia, resgatar a autoestima do vicentino e tornar a região mais receptiva para potencializar turismo e, consequentemente, a economia.
 
A reurbanização da Av. Ulisses Guimarães integra o projeto de desenvolvimento da Área Continental. A região tem sido contemplada com investimentos nunca vistos antes, buscando alavancar suas principais potencialidades. Destacam-se também o projeto de extensão do VLT, a chegada do Pronto-Socorro do Rio Branco e os avanços na Educação, como a entrega da AMEI Rei Pelé (Samaritá), entre outras iniciativas.
 
"É um grande pacote de melhorias estruturais para fazer São Vicente sair do lugar. Enxergamos os principais potenciais da Cidade e, diante disso, desenvolvemos projetos para fazê-la crescer. Por onde você anda, vê obras. Nos eixos comerciais não poderia ser diferente. O Centro, nosso maior shopping a céu aberto da Baixada Santista, estava abandonado. Podíamos explorá-lo melhor. O resultado está aí. A Ulisses merecia um olhar diferenciado. Hoje é uma via referência, com novos estabelecimentos. Valorizamos o local. O resultado é consequência de muito trabalho diário", enfatiza o prefeito Kayo Amado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado do Timemania no concurso 2094, neste sábado (18)

O prêmio é de R$ 2.200.000,00

Cotidiano

Confira o resultado da Quina no concurso 6444, neste sábado (18)

O prêmio é de R$ 20.500.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter