X

Política

'Ministro e deputado desfilando em escola que afronta a Polícia não é Carnaval', critica deputada

Deputada federal pelo PL-SP, Rosana Valle, criticou o fato de o colega de Congresso e pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PSOL, Guilherme Boulos, e o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, terem desfilado na Vai-Vai

Da Reportagem

Publicado em 14/02/2024 às 15:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Guilherme Boulos desfilou pela Vai Vai; escola de samba fez críticas à Polícia / Reprodução/TV Globo

"Um membro do Poder Executivo da União não poderia compactuar e participar de um desfile como este, que defendeu vandalismo ao patrimônio público e atacou a Polícia". Este é o posicionamento da deputada federal Rosana Valle (PL-SP) sobre a participação do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, no desfile do Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de Samba Vai-Vai, no sábado (10), na capital paulista.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A crítica ainda se estende ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP). O pré-candidato à Prefeitura de São Paulo também desfilou pela agremiação:

"Espantoso ver Boulos e o ministro dos Direitos Humanos do Lula (presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva - PT) desfilando e sorrindo, enquanto a escola exibia fantasias de policiais, como se fossem demônios. O que se viu foi uma afronta aos profissionais da Segurança Pública do Estado de São Paulo, que arriscam a vida para proteger a sociedade. Lamentável e desnecessário. No desfile, ainda teve exaltação ao vandalismo do patrimônio público. Isso não é Carnaval", analisa a congressista.

A escola de samba do Bixiga causou polêmica ao comparar policiais a demônios na ala "Sobrevivendo ao Inferno". Os integrantes do "Batalhão de Choque" usavam capacetes com chifres e asas vermelho-alaranjadas. Para parte da classe política e membros das Polícias Civil e Militar, as alegorias desqualificaram os agentes da Segurança Pública. Por isso, deputados estaduais e federais passaram a defender que o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo cortem os recursos públicos da escola. 

As críticas também foram motivadas, nas últimas horas, pelo fato de a Vai-Vai ter levado ao Sambódromo do Anhembi a réplica da estátua de Borba Gato pichada. Em 2021, a obra foi incendiada, em São Paulo. Segundo noticiado pela Imprensa, no carro alegórico estava não apenas o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, mas, também, Paulo Roberto da Silva Lima, condenado pelo vandalismo à estátua de cerca de 13 metros.

Na época, à Polícia, o acusado confessou ter organizado o ataque à obra, "porque queria abrir debate público a respeito da existência dela". Historiadores afirmam que Borba Gato escravizou negros e indígenas.

"Os dois, Boulos e Silvio Almeida, estarem lá, exercendo os cargos públicos que exercem, compactuam com isso? Concordam em exaltar quem ataca o patrimônio público? Concordam em demonizar a Polícia? A quem interessa uma Polícia desacreditada? A quem interessa levar para a avenida, segundo noticiado pela Imprensa, um condenado por ataque a um patrimônio público? A liberdade inerente ao Carnaval não pode ser misturada a uma ode ao que é errado aos olhos da Justiça", reafirma Rosana, que também é presidente da Executiva Estadual do PL Mulher de São Paulo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter