X

Política

Lewandowski defende reajuste salarial para servidores do Judiciário

O presidente do Supremo Tribunal Federal participou no Rio de uma palestra na Fundação Getúlio Vargas

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 23/05/2015 às 11:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, defendeu ontem (22) a concessão de reajustes salariais para os funcionários do Poder Judiciário. A fala coincidiu com o anúncio pelo governo do contingenciamento de R$ 69,9 bilhões, que incluiu recursos dos ministérios das Cidades, da Saúde e da Educação. Lewandowski participou no Rio de uma palestra na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“Eu, como cidadão, compreendo as dificuldades pelas quais passa o país, e claro que vamos colaborar para que ele retome a senda do desenvolvimento. Mas, por outro lado, como chefe do Poder Judiciário, eu tenho que cuidar sobretudo dos servidores, que estão com os seus vencimentos defasados. Eles precisam de um reajuste e nós estamos discutindo, não apenas com o ministro da Fazenda, mas com o ministro do Planejamento, qual vai ser o tamanho desse reajuste, dentro da possibilidade da Fazenda Pública.”

De acordo com Lewandowski, o objetivo é aprovar um novo plano de carreira para os servidores do Judiciário, que estão com seus vencimentos abaixo dos valores recebidos pelos demais funcionários públicos em atividades semelhantes. “Com relação aos demais Poderes, os servidores do Poder Judiciário recebem menos que suas contrapartes no Legislativo e no Executivo. Portanto, estamos sofrendo uma perda salarial muito grande. Este plano [de carreira] não é um mero reajuste, mas um instrumento de gestão.”

Em sua palestra, dirigida a alunos universitários, o ministro abordou o excesso de encarceramentos no país. Segundo Lewandowski, existem 600 mil presos no Brasil, incluindo todos os regimes. Outro problema apontado por ele é a "explosão de litigiosidade", quando as pessoas judicializam questões menores, que poderiam ser resolvidas por meio da mediação, conciliação ou arbitragem. Na Justiça, de acordo com o ministro, existem 100 milhões de processos, para 6,5 mil juízes.

Ricardo Lewandowski defendeu o reajuste salarial para servidores do Judiciário (Foto: Agência Brasil)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

EDUCAÇÃO

Rogério vai propor a Lula que Instituto Federal seja no Escolástica

Prefeito tentou transformar espaço em escola cívico-militar durante Governo Bolsonaro, mas proposta não teve êxito

Praia Grande

Circuito Sesc de Artes acontecerá este mês em Praia Grande

Atividades de diferentes linguagens culturais ocorrerão gratuitamente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter