X

Praia Grande

Circuito Sesc de Artes acontecerá este mês em Praia Grande

Atividades de diferentes linguagens culturais ocorrerão gratuitamente

Da Reportagem

Publicado em 03/05/2024 às 23:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Evento, promovido em outros 121 municípios paulistas, é resultado do olhar atento de uma curadoria coletiva formada pelas equipes da instituição / Amauri Pinilha/PMPG

O Circuito Sesc das Artes trará uma extensa programação a partir do dia 19 de maio, em Praia Grande. Ela será composta por atividades nas áreas de música, circo, literatura e artes visuais e tecnologia. A ação ocorrerá na Praça Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Caiçara, das 15h às 19 horas.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Realizado em Praia Grande pelo Sesc São Paulo, em parceria com a Administração Municipal, a programação terá as apresentações musicais do grupo Baile da Massa Real e da DJ Karolayne Oyá, a oficina “Autômatos para Brincar” (artes visuais e tecnologias, de Bruno Perê), as atividades “Fabriqueta de Bótons” (artes visuais e tecnologias, de Itinero Grapho) e “Hologramas Cintilantes” (Literatura, do Grupo Prisma), além do número circense “É mesmo uma Palhaçada” (da Trupe DuNavô) - confira abaixo um pouco mais sobre cada uma das atividades.

O evento, promovido em outros 121 municípios paulistas, é resultado do olhar atento de uma curadoria coletiva formada pelas equipes da instituição, que buscam escolher as atrações a partir de premissas como a diversidade, pluralidade e a representatividade. Ao mobilizar trabalhos de diversas áreas e envolver centenas de profissionais, o projeto quer movimentar a cultura e economia criativa local.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz, receber a programação é oferecer cultura de qualidade aos moradores e turistas da Cidade. “As atividades do Circuito Sesc de Artes trazem diferentes linguagens artísticas que possibilitarão um domingo incrível, de forma gratuita. Já recebemos a programação em anos anteriores e temos certeza que será inesquecível aos presentes. A escolha pela Praça Nossa Senhora de Fátima para a edição deste ano passa por ser um local de grande circulação de pessoas, pois recebe também aos finais de semana da Feira de Artesanato fixa do bairro”, afirmou.

Mais informações sobre a programação de Praia Grande e de outros municípios podem ser obtidas pelo link.

Atrações

As seis atrações devem trazer uma mistura de segmentos culturais na Praça Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Caiçara. Uma delas, entre uma atividade e outra do Circuito, será a discotecagem da DJ Karolayne Oyá, que há nove anos exalta a cultura nacional em diálogo com a periferia da zona norte de São Paulo.

Formado pelos músicos Pietro Leal (vocais), Dani Vie (vocais), Filipe Coelho (baixo), Ícaro Reis (guitarra), Thiago Nogueira (bateria), Cristiano Bananal (percussão) e Cleber Kekeu (percussão), o grupo Baile da Massa Real fará o público imergir no universo musical da Bahia ao som de hits de várias épocas, fazendo uma síntese entre os bailes antigos e o carnaval de rua de Salvador.

Outro momento confirmado é a apresentação circense “É mesmo uma Palhaçada”, da Trupe DuNavô. Em meio a planos mirabolantes, um grupo de palhaços mostra números de ilusionismo, dança e outras variedades típicas do picadeiro, numa apresentação que valoriza a cultura popular, presta homenagem e fortalece a memória do circo brasileiro.

A oficina “Autômatos para brincar”, do artista Bruno Perê, possibilitará mais uma opção de lazer em Praia Grande. A programação ensinará a preparar brinquedos articulados que se mexem com movimentos simples – os autômatos – a partir de palitos de sorvete, papel e tinta. Com carimbos que retratam temas do universo geek, material de desenho e elementos para fazer colagens, a atividade “Fabriqueta de Bótons”, do Itinero Grapho, projeto autoral da artista visual Merien Rodrigues, ajuda a produzir desde imagens gráficas até chaveiros personalizados em um espaço voltado para a criatividade, trocas e experimentações.

Para encerrar, na parte de Literatura, “Hologramas Cintilantes” reúne músicas, contação de histórias e sonoplastias lúdicas executadas ao vivo com instrumentos eletrônicos ou de brinquedo. O Grupo Prisma, composto por Eduardo Beu, Bibiane Graeff e Tatá Aeroplano retrata ao público lendas e contos de fadas que refletem a existência humana com seus sonhos, medos e inquietações existenciais. Autores brasileiros como Vinicius de Moraes, Cecília Meireles e Manuel Bandeira também marcam presença em narrativas que se sobrepõem poeticamente aos curtas de animação exibidos.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

'Encontro das Cidades ODS' contará com reflexão e ação pela Agenda 2030

Evento acontece em junho, no Centro Histórico de Santos

Cotidiano

Sindicato decide adiar greve do Metrô de SP e linhas funcionam normalmente

Segundo eles, parte das reivindicações da categoria foram atendidas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter