X

Educação

Simpósio de Educação reúne quase 3 mil profissionais e estratégias em TEA

Alexandre Melo e Ana Paula Chacur, pais e especialistas na área, compartilharam suas experiências e esforços para ampliar a inclusão social

Da Reportagem

Publicado em 24/11/2023 às 08:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dividido em dois ciclos de palestras, entre os períodos matutino e vespertino, o encontro com o tema 'Educação de todos para todos' foi aberto pelo prefeito / Divulgação/PMG

Com mais de 2,8 mil profissionais da rede municipal de ensino, nove horas ininterruptas de evento e diversas estratégias em Transtorno do Espectro Autista (TEA): assim, a Prefeitura de Guarujá selou o ‘Simpósio de Educação 2023’, realizado na terça-feira (21), no Casa Grande Hotel Resort & Spa. O encontro trouxe o educador físico Alexandre Melo e a arquiteta Ana Paula Chacur, que desde o diagnóstico dos filhos para deficiência se dedicam à promoção de políticas públicas mais acessíveis.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Dividido em dois ciclos de palestras, entre os períodos matutino e vespertino, o encontro com o tema ‘Educação de todos para todos’ foi aberto pelo prefeito, que comemorou as conquistas dos últimos sete anos. Todo o evento também contou com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“Em nosso desafio de formar pessoas, somamos mais de 80% da fila de espera reduzida nas creches, dezenas de escolas reformadas e a implantação de novos projetos. A educação especial, por exemplo, ganhou importantes investimentos nas salas de recursos multifuncionais, a partir de tecnologia e mais colaboradores qualificados”, destacou.

A primeira ministração ficou por conta do também especialista em TEA, Alexandre Melo, que discorreu sobre “Manejo de comportamentos inadequados”. Ele é pai de dois meninos gêmeos com 10 anos de idade e grau 3 de suporte, além de uma garotinha de 1 ano e 7 meses. Após o nascimento dos primogênitos foi que começou a estudar para compreender a melhor forma de ajudar a família.

De acordo com Alexandre, uma das principais preocupações coletivas deve ser preparar as crianças autistas para a fase adulta. Por isso, compreender os seus comportamentos e consequências é fundamental. Não há uma fórmula exata para todos, mas o respeito e uma série de técnicas em comunicação funcional e reforço positivo diminuem as ações inadequadas, bem como as crises.

Como exemplo, os educadores conheceram um chaveiro e um avental personalizado com figurinhas. Os dois elementos possuem recursos visuais e sensoriais para facilitar a troca com os autistas em sala de aula. “Todo comportamento é uma forma de se comunicar. Precisamos sempre buscar ferramentas para entender o que os nossos alunos e filhos querem dizer. O trabalho é constante e recompensador, pois proporciona qualidade de vida, autonomia e inclusão social”, finalizou Alexandre Melo.

Ampliando a acessibilidade de autistas

A arquiteta Ana Paula Chacur aproveitou a oportunidade para mostrar como usou a sua profissão para lutar por novas políticas públicas. Isso porque, em 2010, cerca de 1 ano e 3 meses após ganhar a primeira filha, recebeu o diagnóstico de malformação cerebelar, que cientificamente demonstra relação com o autismo.

Ela explica que precisou se aprofundar em diversas questões de saúde, para assegurar o mínimo de assistência à filha. Os desafios à época eram tão grandes, que ao não conseguir o suporte adequado na primeira escola da filha, passou a acompanhá-la na unidade para mediar a sua comunicação. O trabalho deu certo e rendeu muitos frutos, inclusive, a mobilização de pais e autoridades para a causa.

Desde então, ela usa sua primeira formação para ampliar a acessibilidades nas escolas. Os seus projetos priorizam sete aspectos, entre eles, acústica, segurança, zonas de transição e saídas de emergência.

Mais de 34 mil alunos

Atualmente, a rede municipal de ensino tem mais de 34 mil alunos. Deste universo, aproximadamente 1,4 mil integram a Educação Especial. Para se ter uma idéia, desde 2017 a Administração Municipal desenvolve dezenas de iniciativas para proporcionar um ensino igualitário para todos. O Simpósio anual é uma das estratégias e já trouxe dezenas de profissionais de referência.

O secretário municipal de Educação, que também é professor, agradeceu pelo compromisso dos colaboradores. “Se temos avançado junto às nossas crianças, adolescentes e adultos, é porque estamos no caminho certo. Muito obrigado a vocês educadores, diretores, monitores, inspetores de alunos, gestores e todos os demais colaboradores que trabalham arduamente. Em breve, também disponibilizaremos o conteúdo do Simpósio na íntegra”, finalizou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Vacina contra o HPV será aplicada em estudantes de Guarujá, a partir do dia 6

Finalidade da Secretaria de Saúde é operacionalizar a estratégia de vacinação nas escolas proposta pelo Ministério da Saúde

Cotidiano

Espera na balsa entre Santos e Guarujá tem tempo elevado na noite desta sexta (26)

Balsas são gratuitas para ciclistas. Idosos e pessoas com deficiência têm embarque prioritário

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter