X

ABRIL AZUL

Menino de 12 anos com autismo constrói miniaturas de ônibus da EMTU

No mês de conscientização do autismo, empresa conta história do Arthur, apaixonado por ônibus e dedicado a modelos produzidos com papelão

Da Reportagem

Publicado em 21/04/2024 às 11:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Arthur de Araújo tem 12 anos e é apaixonado por ônibus / Divulgação/GovernoSP

  

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Entre milhões de usuários das linhas gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), algumas histórias trazem ainda mais significado e sentido ao papel do transporte metropolitano. Uma delas é do Arthur de Araújo, um passageiro de 12 anos que demonstra sua paixão por ônibus montando miniaturas de coletivos com papelão.

Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos 4 anos, Arthur sempre demonstrou muitas habilidades artísticas e, aos 6, já fazia rabiscos de ônibus. Morador de São Bernardo do Campo (SP), o pequeno passageiro utiliza as linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU para os compromissos diários.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Essa rotina no transporte público contribuiu para despertar a paixão dele pelos coletivos”, comenta Maria Aparecida Lopes, 50 anos, mãe de Arthur. “Os rabiscos foram evoluindo cada vez mais para desenhos detalhados com rodas, janelas, e assim, gradativamente. Começou a assistir vídeos na internet, foi se aprimorando e então surgiu o interesse em fazer algo diferente, os modelos em papelão”, conta Maria.

Neste mês marcado pela campanha Abril Azul, que busca conscientizar e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), a EMTU convidou o minibusólogo a uma visita na garagem da NexMobilidade, em São Bernardo do Campo, para conhecer de perto a operação e manutenção dos veículos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by EMTU Oficial (@emtu.oficial)

Arthur acompanhou os bastidores do transporte metropolitano, conhecendo a valeta, borracharia, funilaria, a limpeza dos coletivos, além de embarcar e dar um passeio em um ônibus personalizado pela NextMobilidade, adesivado em apoio à campanha Abril Azul. Na ocasião, o pequeno passageiro ganhou da EMTU um modelo impresso de ônibus para fazer a montagem.

“O Artur é um menino muito amável e com habilidades incríveis. Busco acolher esse trabalho dele, pois é um dom que pode encaminhá-lo para essa área que ele tanto ama”, conta, com orgulho, a mãe da criança.

Os ônibus montados pelo minibusólogo Arthur foram expostos no Terminal Metropolitano Diadema da EMTU, na 13ª edição do Expominis – projeto que reúne réplicas em miniatura de ônibus para oferecer aos passageiros um pouco de conhecimento sobre a história do transporte público e seus bastidores. No evento, Arthur ganhou da NextMobilidade e da EMTU uma camisa de motorista e cordão para crachá.

      

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Suspeitos de lavagem de dinheiro para o PCC são presos em Praia Grande

Segundo investigações, o trio comandava um esquema de fraudes para lavar dinheiro do tráfico de drogas, utilizando imóveis e contas em bancos digitais

Esportes

O futebol continua! Veja os campeonatos que não terão paralisação

Times gaúchos estão envolvidos nos principais torneio do futebol brasil

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter