X

Educação

Alunos e famílias de Santos podem opinar sobre volta às aulas presenciais

Secretaria lança pesquisa de opinião sobre a retomada das aulas presenciais

Da Reportagem

Publicado em 02/08/2020 às 15:30

Atualizado em 02/08/2020 às 15:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Segurança de alunos e profissionais é tema de discussão / DIVULGAÇÃO

Famílias dos alunos da rede municipal e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem participar desde ontem (1) da pesquisa de opinião sobre a possível retomada gradual das aulas presenciais. O questionário está disponível no Santos Portal até 10 de agosto. 

Os resultados serão utilizados para reforçar os estudos do planejamento de retorno das atividades presenciais das escolas. O público-alvo da consulta encontrará perguntas como ‘O quanto você se sente seguro em levar seu filho para a escola, caso as aulas voltem presencialmente a partir de 9 de setembro?’ e ‘Qual o grau de importância da descoberta e distribuição da vacina contra covid-19 para o retorno às aulas presenciais?’, dentre outras indagações. 

Foram desenvolvidos três formulários de questões. Um destinado aos estudantes maiores de idade da EJA, outro aos pais e responsáveis com filhos na educação básica obrigatória e, por fim, às famílias de alunos dos berçários e maternais. Em um segundo momento, será feita pesquisa junto ao público atendido pelas entidades subvencionadas de educação infantil, que são supervisionadas pela Seduc, mas possuem regras próprias.

“A participação das famílias é extremamente importante para que toda a análise seja realizada, levando em consideração aqueles que são atendidos em nossas unidades. Estamos vivenciando um momento com muitos desafios e contamos com a colaboração de todos”, destacou a secretária de educação, Cristina Barletta. A previsão, segundo ela, é de que o retorno seja em setembro, no entanto, a Seduc segue as orientações da Secretaria de Saúde e não iniciará as atividades presenciais sem o aval oficial. “Neste momento, estamos nos preparando para retornar seguindo todos os protocolos exigidos pelos órgãos competentes”.

PLANEJAMENTO DE RETORNO
Para a discussão do assunto, foram criados dois grupos: a  Comissão Escolar (Portaria 39/2020 – Seduc), formada para gerenciar as ações e estratégias realizadas nas unidades durante a pandemia, com representantes das equipes gestoras das escolas, supervisores, professores e técnicos da Seduc, e o Comitê Intersetorial (Portaria 87/2020 – GPM), composto por membros das secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Gestão, Conselho Municipal de Educação e Escolas Particulares. 

Estão sendo analisados diversos aspectos como a porcentagem de alunos que serão atendidos diariamente, estratégias para entrada e saída dos estudantes e refeições, horários das aulas, sinalização necessária nos espaços, entre outros quesitos que garantam a segurança de todos. Haverá medição de temperatura, tapete sanitário, distribuição de máscaras de pano para os alunos e equipes das escolas (funcionários e professores), mural de informações e outras medidas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Dupla invade casa e furta moto em Praia Grande; Veja vídeo

Crime aconteceu na madrugada da última sexta-feira (3)

Polícia

Polícia Civil apreende arma de fogo em apartamento no Guarujá

Os investigadores foram acionados pelo zelador após moradores relatarem terem ouvido os disparos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter