X

Mundo

Rússia permitirá símbolos LGBT na Copa

Bandeiras de arco-íris estarão liberadas nas arquibancadas ou nas celebrações públicas, ainda que desde junho 2013 esteja em vigor na Rússia uma lei banindo a chamada "propaganda gay".

Folhapress

Publicado em 17/03/2018 às 23:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Relação sexual entre pessoas dos mesmo sexo não é crime na Rússia desde 1993. / Divulgação/Fotos Públicas

Torcedores que forem à Rússia para a Copa do Mundo e quiserem exibir símbolos LGBT em estádios e Fan Fests não sofrerão nenhum tipo de punição e terão a entrada permitida sem maiores contratempos. Quem promete isso é a Fifa e o COL (Comitê Organizador Local).

Bandeiras de arco-íris estarão liberadas nas arquibancadas ou nas celebrações públicas, ainda que desde junho 2013 esteja em vigor na Rússia uma lei banindo a chamada "propaganda gay".

"Definitivamente não haverá nenhum tipo de banimento para quem usar símbolos com as cores do arco-íris na Rússia. Está claro que qualquer um poderá vir aqui e não ser multado por expressar os seus sentimentos", afirmou à Folha Alexei Sorokin, CEO do Comitê Organizador Local.

"Membros do público poderão sim levar as bandeiras com a cor do arco-íris, mas logicamente a Fifa e o COL podem rejeitar as que não seguirem o padrão de tamanho. Se as bandeiras forem exibidas juntos com algum tipo de mensagem, avaliaremos caso a caso", informou a Fifa.

Relação sexual entre pessoas dos mesmo sexo não é crime na Rússia desde 1993, mas o sentimento homofóbico ainda segue forte e é mais acentuado em regiões como a Tchetchênia, por exemplo, de maioria muçulmana. Em outras cidades, não é tão raro homossexuais sofrerem agressões físicas ou verbais, inclusive na capital Moscou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter