X

Mundo

ONU alerta que humanidade tem apenas 2 anos para salvar o planeta; saiba por quê

Cientistas afirmam que é crucial reduzir pela metade as emissões de gases do efeito estufa até 2030

Da Reportagem

Publicado em 17/04/2024 às 15:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As cúpulas da ONU aumentaram nos últimos anos, com milhares de representantes empresariais e lobistas presentes junto das delegações / Unsplash

Na semana passada, em discurso sobre as consequências do aquecimento global, o chefe do clima da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que a humanidade tem apenas dois anos para tomar medidas a fim de evitar uma mudança climática muito pior.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Cientistas afirmam que é crucial reduzir pela metade as emissões de gases do efeito estufa até 2030, visando impedir o aumento de mais de 1,5°C nas temperaturas globais.

No ano passado, as emissões de CO2 aumentaram em nível recorde. Os compromissos atuais de combate às mudanças climáticas não reduziriam praticamente nada até 2030.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O secretário-executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, Simon Stiell, afirmou que os próximos dois anos são essenciais.

"Ainda temos uma chance de fazer com que as emissões de gases do efeito estufa caiam, com uma nova geração de planos climáticos nacionais. Mas precisamos desses planos mais fortes, agora", disse.

Ele também ressaltou a importância de um passo à frente dos países do G20, que são responsáveis por 80% das emissões globais.

A principal tarefa das negociações da ONU este ano é de que os países entrem em acordo sobre nova meta de financiamento climático para apoiar países em desenvolvimento que tentam investir em abandonar os combustíveis fósseis.

As cúpulas da ONU aumentaram nos últimos anos, com milhares de representantes empresariais e lobistas presentes junto das delegações.

No ano passado, quase 84 mil pessoas participaram da COP28, porém houveram críticas de ativistas aos quase 2 mil lobistas do setor dos combustíveis fósseis presentes.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Vai para Santos ou Guarujá neste feriado? Confira o tempo de espera na balsa

As balsas são gratuitas para ciclistas. Idosos e pessoas com deficiência têm embarque prioritário

Parlamentares

Questionados, deputados não comentam sobre navios-bomba no Porto de Santos

Há dias, mais uma audiência pública em Santos foi realizada e nenhum deles (as) compareceu. Também não enviaram assessores 

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter