X

Mundo

ONU alerta que humanidade tem apenas 2 anos para salvar o planeta; saiba por quê

Cientistas afirmam que é crucial reduzir pela metade as emissões de gases do efeito estufa até 2030

Da Reportagem

Publicado em 17/04/2024 às 15:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As cúpulas da ONU aumentaram nos últimos anos, com milhares de representantes empresariais e lobistas presentes junto das delegações / Unsplash

Na semana passada, em discurso sobre as consequências do aquecimento global, o chefe do clima da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que a humanidade tem apenas dois anos para tomar medidas a fim de evitar uma mudança climática muito pior.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Cientistas afirmam que é crucial reduzir pela metade as emissões de gases do efeito estufa até 2030, visando impedir o aumento de mais de 1,5°C nas temperaturas globais.

No ano passado, as emissões de CO2 aumentaram em nível recorde. Os compromissos atuais de combate às mudanças climáticas não reduziriam praticamente nada até 2030.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O secretário-executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, Simon Stiell, afirmou que os próximos dois anos são essenciais.

"Ainda temos uma chance de fazer com que as emissões de gases do efeito estufa caiam, com uma nova geração de planos climáticos nacionais. Mas precisamos desses planos mais fortes, agora", disse.

Ele também ressaltou a importância de um passo à frente dos países do G20, que são responsáveis por 80% das emissões globais.

A principal tarefa das negociações da ONU este ano é de que os países entrem em acordo sobre nova meta de financiamento climático para apoiar países em desenvolvimento que tentam investir em abandonar os combustíveis fósseis.

As cúpulas da ONU aumentaram nos últimos anos, com milhares de representantes empresariais e lobistas presentes junto das delegações.

No ano passado, quase 84 mil pessoas participaram da COP28, porém houveram críticas de ativistas aos quase 2 mil lobistas do setor dos combustíveis fósseis presentes.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado do Dia de Sorte no concurso 916, nesta terça (21)

O prêmio é de R$ 350.000,00

Cotidiano

Confira o resultado da Quina no concurso 6446, nesta terça (21)

O prêmio é de R$ 700.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter