X

Cotidiano

Justiça concede liminar que suspende inauguração de penitenciária em São Vicente

Ação Civil Pública foi movida pelo Município em julho, em razão da mudança de objeto do presídio feminino para um CPP masculino, sem consulta à Administração Municipal

Da Reportagem

Publicado em 13/08/2021 às 18:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A ação questiona o fato de o governo paulista não ter comunicado oficialmente a Prefeitura de São Vicente sobre a alteração do objeto do presídio / Divulgação/SAP

Na última terça-feira (10), o juiz titular da Vara da Fazenda Pública da Comarca de São Vicente, Dr. Fabio Francisco Taborda, deferiu a liminar para suspender a inauguração da Penitenciária com Ala de Progressão localizada na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), Km 283+267m, até a elaboração, apresentação e aprovação, pelo Município de São Vicente, do Estudo de Impacto de Trânsito e Transportes – RITT, bem como a concretização das medidas de mitigação e/ou compensação admitidas.

Em 13 de julho deste ano, a Prefeitura de São Vicente acionou judicialmente o Governo do Estado de São Paulo sobre a alteração da funcionalidade do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) na Área Continental.

A ação questiona o fato de o governo paulista não ter comunicado oficialmente a Prefeitura de São Vicente sobre a alteração do objeto do presídio. Anteriormente,  a destinação do CPP era para um presídio feminino,  com atendimento para até 863 presas. Na alteração recente do Estado, o presídio será destinado para detentos do sexo masculino, em regime semiaberto.

Nesta quinta-feira (12), o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, se mostrou surpreso e indignado com o anúncio de inauguração da penitenciária. “Mais uma vez, assim como na troca do objeto do presídio feminino para o masculino, não fomos comunicados oficialmente sobre a inauguração do equipamento, o que reforça a impressão de incapacidade do Estado de dialogar com o Município”, comentou.

“São Vicente não quer mais presídios. A Cidade quer e merece ser valorizada pela sua riqueza cultural e sua capacidade de se desenvolver, para que seja possível trazer mais indústrias e não apenas esse tipo de empreendimento. E vamos brigar por este olhar diferente do Estado para com a nossa população”, finalizou o prefeito.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Praiamar Shopping contará com apresentações musicais no Dia das Mães

Show da Banda Sapato Velho, cover do Roupa Nova, abre a programação na sexta-feira (3)

Bertioga

Bertioga contará com Centro de Educação Ambiental

Trabalhos têm como objetivo revitalizar o CEA e aprimorar as diversas atividades já existente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter