X

Cotidiano

'O terminal de cruzeiros de Santos precisa ir para o Valongo'

Bruno Orlandi foi o entrevistado da vez nos estúdios do DL

Jeferson Marques

Publicado em 26/03/2024 às 11:40

Atualizado em 26/03/2024 às 14:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Bruno Orlandi, secretário de assuntos portuários e emprego de Santos / Igor de Paiva/Diário do Litoral

O programa EntreVistas, quadro de informações e bate-papo do Diário do Litoral, trouxe, desta vez, o secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi, para falar sobre temas de importância para Santos. E, dentre muitos assuntos, ele falou que a pasta está atenta aos problemas com trânsito na Avenida Perimetral, principalmente com a chegada de cruzeiros, o que causa congestionamentos.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Segunda-feira, 25 de março de 2024. Por conta da chegada de um cruzeiro no Porto de Santos, o trânsito na Avenida Perimetral travou. Eram por volta de 8 da manhã quando motoristas, impacientes, reclamam de um problema recorrente: o "gargalo" que se forma pela embarque e desembarque de centenas de passageiros.

Orlandi afirma que está atento ao problema e que estudos e projetos para solucionar ou minimizar o problema estão em andamento.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Santos espera receber 1 milhão de passageiros na temporada de cruzeiros

"Nosso terminal de passageiros é bom, mas hoje em dia está no local errado. Essa temporada de cruzeiros é a mais longa, durando cinco meses, com um milhão de pessoas embarcando e desembarcando aqui, mas não mais onde ele está, no Macuco, concorrendo com navios de carga. Esse terminal precisa ir para o Valongo", diz o secretário.

Ele acrescenta, ainda, que há estudos avançados sobre tirar o Concais de onde está e levá-lo para o lado do Parque Valongo, que está em fase inicial de obras.

"Não precisamos de tantos carros chegando no meio de Santos. São vidas humanas competindo com cargas. A logística, hoje em dia, é outra. No Valongo a gente valoriza o Centro e todas as atrações que estão ali. Os passageiros desembarcariam ao lado do Parque Valongo e Museu Pelé, por exemplo. A acessibilidade seria facilitada, o que melhoraria as condições para turistas, moradores e taxistas, por exemplo, além de mudar a cara do bairro", explica.

Turismo melhora desempenho econômico de Santos e hotéis têm melhor ano desde 2014

Um novo acesso ao Porto também está em pauta. Segundo Orlandi, já há diálogo entre a secretaria, a Autoridade Portuária de Santos (APS), O governo estadual e a Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS).

"Precisamos do investimento para criar o segundo acesso ao nosso porto. Só assim vamos conseguir acabar com esses gargalos em definitivo", finaliza.

Para assistir a entrevista completa, basta clicar aqui.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter