Cotidiano

Temporais que destroem o Sul do País podem chegar ao litoral de SP?

A Região Sul do Brasil vive nos últimos dias um dos piores momentos de sua história

Da Reportagem com Jeferson Marques

Publicado em 04/05/2024 às 10:05

Atualizado em 04/05/2024 às 11:06

Comentar:

Compartilhe:

Há dias as chuvas castigam o Rio Grande do Sul / Gilvan Rocha/Agência Brasil

O Rio Grande do Sul está vivendo um dos piores momentos de sua história. As fortes chuvas que castigam o estado já deixaram mais de 50 mortos, centenas de desabrigados, dezenas de desaparecidos e um cenário lamentável com inundações e o risco do rompimento de barragens. Mas, será que esses temporais podem atingir o litoral de SP?

Segundos os meteorologistas, a chance de isso acontecer é de praticamente zero. Primeiro, é preciso entender que está chovendo muito no Sul do país por conta da onda de calor que massacra boa parte do Brasil. Ela forma um bloqueio atmosférico de baixa pressão que impede a chegada de frentes frias. O resultado disso é que as frentes frias vindas da Argentina não conseguem sair do Sul por conta do calorão na região central do país, e estacionam por lá.

Nos últimos dias foram várias as frentes frias que vieram da Argentina até o Rio Grande do Sul, mas que não conseguiram avançar pelo Brasil e acabaram parando sobre todo o Sul. 

Mesmo que essas frentes frias consigam furar o bloqueio atmosférico causado pelo calor, elas não chegariam com tanta intensidade ao litoral de SP e, ao contrário do Sul, também não estacionariam, seguindo seu caminho para o oceano, por exemplo, sem causar transtornos.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Santos terá museu de artes plásticas com entrada gratuita; veja

A expectativa é que obras de Nuno Ramos, Jarbas Lopes e Sergio Romagnolo cheguem a cidade

Diário Mais

Artista usa inteligência artificial e emociona ao mostrar como estariam os Mamonas hoje

Grupo musical morreu em trágico acidente aéreo em 2 de março de 1996

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter