X

Artigo

Tenente Coimbra - Por que não queremos a penitenciária masculina

Estamos diante de um desperdício de dinheiro público e falta de planejamento por parte do Estado

Artigo

Publicado em 14/07/2021 às 06:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Tenente Coimbra, deputado estadual / DIVULGAÇÃO

Encaminhei no dia 07 de julho um ofício à Secretaria de Administração Penitenciária, com informações sobre a substituição da primeira Penitenciária Feminina na Baixada Santista por um Centro de Progressão Penitenciária (CPP) masculino.

Conforme amplamente noticiado, a SAP decidiu após 8 anos de construção e um investimento de grande vulto de mais de 50 milhões de reais destinados à primeira Penitenciária Feminina na Baixada Santista, pela substituição de um CPP masculino, sem qualquer compensação, já que tais obras contemplam em seu projeto, área de saúde específica para mulher, setor designado à amamentação e creche.

Existem concursados que aguardam por muito tempo um espaço no Litoral Paulista, posto que há três anos a SAP não nomeia novos servidores para substituírem os funcionários que estão se aposentando ou para ocupar as vagas de trabalhadores que estão sendo transferidos para novas unidades prisionais. Os AEVPs (Agentes de Escola e Vigilância Penitenciária), por exemplo, que seriam beneficiados com a implantação da Penitenciária Feminina, são proibidos de executar suas atividades nos Centros de Progressão Penitenciária, nos moldes do quanto dispõe a Lei de Execuções Penais, razão pela qual, tal modificação os afetarão diretamente.

Além do mais, a unidade já totalmente acabada com as adequações para o recebimento das detentas, certamente carecerá de novo dispêndio a fim de executar as modificações estruturais necessárias para a atendimentos dos apenados. 

Portanto, muito embora a justificativa para a substituição tenha sido o superávit de 36% de vagas para mulheres presas, 0,74 presa para cada vaga, bem como que no Município de São Vicente não haveria nenhum presídio masculino integral de semiaberto e o único Centro de Progressão Penitenciária da Baixada Santista está localizada Mongaguá, estamos diante de um desperdício de dinheiro público e falta de planejamento por parte do Estado, já que os recursos empregados durante anos por uma finalidade específica terão de ser revisados por uma “mudança de planos” sem nenhum planejamento a médio-longo prazo, bem como, adequações serão necessárias para a implantação de um CPP masculino.

Requeri então, que seja revisto por parte da Secretaria toda a problemática relatada, sobretudo no que cerne os gastos públicos e segurança da região.

Tenente Coimbra, deputado estadual

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter