X

Cotidiano

Câncer bucal: mais de 290 pessoas são examinadas no Centro e na Aparecida

O objetivo foi chamar a atenção da população para a importância de cuidar da saúde da boca

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 23/05/2015 às 13:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dentro da Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal, 297 pessoas fizeram exames clínicos gratuitos nesta sexta-feira, nas praças Mauá (Centro Histórico) e Abílio Diniz Paz (Aparecida). A ação foi promovida pela Federação Dentária Internacional e pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, em parceria com a Prefeitura, Unisanta e Unimes. O objetivo foi chamar a atenção da população para a importância de cuidar da saúde da boca.

Do total, 112 foram encaminhadas para avaliações mais detalhadas. Os pacientes também foram orientados sobre a doença e receberam kits com folder educativo, escova, creme e fio dental. “O câncer bucal, quando detectado precocemente, tem chance de cura de 90%. Por isso é importante o autoexame”, disse a chefe da Seção de Prevenção em Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde, Ercilla Maria Vargas Wiggert.

A ação ainda teve a parceria do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo e do Sindicato dos Odontologistas de Santos. A iniciativa segue nas policlínicas durante a Campanha de Vacinação contra a Influenza (vírus da gripe), prorrogada até 3 de junho, com distribuição de folders e exames.

297 pessoas fizeram exames clínicos gratuitos nesta sexta-feira (Foto: Divulgação/PMS)

Atendimento o ano todo

As policlínicas contam com dentistas para avaliação clínica, sem necessidade de agendamento. Casos suspeitos são encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que desde o início do ano realizou 680 atendimentos. Desses, 22 pacientes foram na unidade para fazer diagnóstico do câncer bucal, sendo cinco confirmados com o tumor. A incidência desse tipo de câncer ocupa o 5º lugar entre homens e o 9º entre mulheres, acima de 60 anos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

Santos

Cocaína acumulada na Baía de Santos desde 1930 já contamina os peixes

Droga se acumula não só na água, mas em sedimentos e organismos marinhos e representa alto risco ecológico, apontou o professor da Unifesp Camilo Seabra durante a FAPESP Week Illinois

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter