X

Cotidiano

Semana Mundial do Brincar chega a sua 3ª edição em Santos

O evento acontece de 24 a 30 de maio, ocupando as instalações do Sesc, escolas da rede publica, praças, praia e parques

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 22/05/2015 às 18:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Além da programação para este fim de semana na região, a 3ª edição da Semana Mundial do Brincar é ideal para quem pretende levar as crianças para fazer parte das diversas oficinas que serão realizadas ao longo de todo dia. O evento tem início no domingo (24), na Fonte do Sapo e prossegue até o próximo dia 30. Veja também a previsão do tempo para a sua cidade.

Confira a programação:

24/05 - Domingo - Praia de Brincar

Abrindo a Semana Mundial do Brincar, com as bandas das UMEs Martins Fontes, José Carlos de Azevedo Jr. e José da Costa passos Sobrinho, convidamos crianças e familiares a participar de diversas brincadeiras, jogos, rodas cantadas, vivências e intervenções artísticas musicais e de dança no jardim em toda a faixa de areia da Praia da Aparecida, entre os canais 5 e 6. Concentração na Fonte do Sapo. Essa mobilização contará com elenco de brincantes e a participação dos educadores e universitários de todas as instituições parceiras.

10h às 13h - Praia da Aparecida, Fonte do Sapo e Jardim e faixa de areia entre os canais 5 e 6 - Grátis   Livre. (Obs.: Em caso de chuva, parte das atividades serão transferidas para o Sesc)

10h às 13h - Estações de Brincar

Na areia da praia as crianças de todas as idades encontrarão mais de 10 estações de brincadeiras organizadas pelos alunos da Faculdade de Educação Física e Esportes da UNISANTA. Contaremos também com um circuito de jogos e brincadeiras psicomotoras com alunos da Educação Física e Pedagogia da UNIBR.

Oficina

10h às 13h - Costureiras da Praia 

Você já imaginou costurar seus próprios brinquedos na praia? Pois é, neste dia teremos costureiras do Instituto ANDES, e quantas mais aparecerem, e 3 máquinas de costura para criar e brincar com retalhos de tecido.  Praia da Aparecida, próximo à fonte do sapo – Grátis - Livre.

10h às 13h - Revoada de Pipas 

Traga sua pipa ou faça a sua, nesta oficina com os educadores do Centro Social MARISTA Lar Feliz e universitários da UNISANTA. Praia da Aparecida, próximo à fonte do sapo – Grátis - Livre.

Exposição e vivência

10h às 13h - Brincando de Reciclar

Desenvolvido pela equipe da SEPROAM/COPOLAM da Secretaria de Meio Ambiente, visa disseminar o brincar juntamente ao despertar para questões ambientais. São brinquedos feitos de materiais recicláveis e de reuso, ou seja, fácil, divertido e de pouco ou nenhum investimento, para conhecer e brincar. Praia da Aparecida, próximo à fonte do sapo – Grátis - Livre.

Vivência

10h às 12h - Jogos de água, vento e areia

Conjunto de atividades que se apropriam das matérias da praia para inventar experiências lúdicas e relembrar brincadeiras. Com graduandos da Educação Física da UNIFESP. Praia da Aparecida, faixa de areia em frente à fonte do sapo – Grátis - Livre.

O evento tem início no domingo, na Fonte do Sapo (Foto: Divulgação/PMS)

Atividade Externa

10h às 12h - No passo da Centopeia

Nessa intervenção artística as crianças, acompanhadas de seus pais ou responsáveis, mergulham na brincadeira através da experimentação que une elementos das dinâmicas teatrais e do trabalho coletivo envolvendo também a música e o canto de maneira educativa e lúdica. Com a Cia Arueiras do Brasil.

Intervenção

11h e 14h - Cupinzieiro 

Ao perambular num outro ritmo pelos lugares, os artistas propõem que a presença de seus corpos, silêncios, olhares, pausas e fugas produzam novas ordens nos lugares e desvendem os segredos que a rotina esqueceu segredos que as crianças conhecem pela sua forma lúdica de lidar com as coisas, com as pessoas e com o movimento coletivo. Cupinzeiro é uma intervenção site specific baseada em improvisação. Ou, simplesmente, um jogo de ocupação movido pelo desejo de reinventar nossa relação com os lugares gastos, livremente inspirado na performance Bodies in Urban Spaces da Cie W.Dorner. 

Atenção aos locais: 

11h  Fonte do Sapo – Praia da Aparecida e 14h30 - Convivência do Sesc Santos – grátis - Livre
14h  Praça Mauá

12h e 16h - Cortejo Banda Paralela 

Com uma formação básica de cinco sopros e duas percussões, a Banda Paralela procura resgatar a tradição das bandas brasileiras sob um enfoque inovador. O antigo e o contemporâneo, o clássico e a vanguarda, o elaborado e o popular, o comportado e o divertido. A variedade do repertório privilegia de um lado os ritmos brasileiros, samba, maracatu, xote, maxixe, baião; de outro, abre espaço para experiências com gêneros não usuais para essa formação, como rock, black, pop, funk, e até dance music. O grupo se apresenta em movimento, em um cortejo que busca criar um ambiente lúdico que possibilita o diálogo com todas as gerações através da música.

Atenção aos locais: 

12h - Fonte do Sapo – Praia da Aparecida
16h - Convivência do Sesc Santos - grátis – Livre.

14h às 17h - Bonde Brincar 

Na Praça Mauá, haverá brincadeiras tradicionais e intervenções artísticas, além de ser o ponto de partida do “Bonde Brincar”, um passeio lúdico pelo centro histórico, com a participação de personagens contadores de histórias. Praça Mauá – Grátis – Livre. (Obs.: Em caso de chuva a atividade será transferida para a Estação do Valongo)

15h às 17h - Brinquedos do Ar

Nesta oficina os participantes irão construir "brinquedos do ar": o super-planador de papel e paraquedas.Para crianças de 07 a 12 anos. Com José Carlos Názara.

10h às 18h30 - Arena do Brincar

Território para o livre brincar, a troca de experiências e a convivência inclusiva.  Jogos e brincadeiras coletivas e diversos pontos temáticos para o resgate de brincadeiras tradicionais e atemporais. Dia 24, domingo e dia 30, sábado das 10h às 18h30 – Convivência – Grátis – Livre.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter