X

Saúde

Praia Grande reforça frota do Samu com duas novas ambulâncias

Unidades de suporte básico serão destinadas à nova base descentralizada do Maracanã

Da Reportagem

Publicado em 21/12/2023 às 19:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As ambulâncias atenderão a base descentralizada do Samu no Bairro Maracanã, que foi inaugurada em agosto / Fred Casagrande/PMPG

Praia Grande está reforçando a frota de ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu). Duas novas unidades de suporte básico foram entregues na quarta-feira (20) durante cerimônia no Paço Municipal. Com os dois veículos, Praia Grande passa a contar um total de 11 ambulâncias e uma motolância, compondo a maior frota do Samu da Baixada Santista.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


As ambulâncias atenderão a base descentralizada do Samu no Bairro Maracanã, que foi inaugurada em agosto. Ambos os veículos são equipados com kit contendo desfibrilador externo automático (DEA), oxímetro e aspirador portátil.

"Com essas duas novas ambulâncias temos hoje a maior frota de ambulâncias da Baixada Santista. As ambulâncias irão melhorar e dar maior agilidade ao atendimento. Nosso compromisso é fazer o bem para as pessoas", declarou a prefeita Raquel Chini.

Provenientes do Ministério da Saúde no final de outubro, os veículos tiveram a documentação regularizada, bem como o emplacamento realizado, para que fosse possível colocar em uso. Já as duas unidades que estavam fazendo o atendimento no Samu Maracanã retornam para a reserva técnica do Município, necessária para a cobertura de qualquer eventualidade nas demais ambulâncias.

"Com essas novas ambulâncias e a quarta base do Samu inaugurada esse ano, Praia Grande se consolida com uma das maiores e melhores estruturas de atendimento pré-hospitalar do Estado. A Administração Municipal está fazendo sua parte, buscando recursos para oferecer cada vez mais um atendimento de qualidade à população", afirmou o secretário de Saúde Pública do Município, Cleber Suckow Nogueira.

Praia Grande conta atualmente com 11 ambulâncias e uma motolância, além de cinco veículos de reserva técnica. A Cidade conta também com cinco Unidades de Transporte de Saúde (UTS) para o transporte e remoção de pacientes que atendem critérios específicos, como estarem acamados ou ainda serem oxigênio dependentes. Os atendidos devem possuir laudos para usufruírem do serviço.

"Praia Grande é um dos municípios da Região com maior estrutura operacional técnica e também no número de frotas. Estamos batendo 30 mil atendimentos nesse ano e a chegada dessas duas novas unidades vão ajudar a atender essa demanda aumentada, diminuindo o tempo-resposta dos atendimentos de forma bem satisfatória", destacou o enfermeiro Eduardo Gomes da Silva, responsável técnico de enfermagem do Samu de Praia Grande.

Mais veículos – O Município aguarda o envio de novas ambulâncias por parte do Governo Federal para ampliar o atendimento à população praia-grandense. “Nós já fizemos a solicitação de mais duas ambulâncias e estamos no aguardo para que a gente aumente cada vez mais o acesso da população aos serviços de urgência e emergência”, disse Nogueira.

Regulação - Outra reivindicação praia-grandense é a vinda da Central Regional da Regulação do Samu, que hoje está em Itanhaém, para Praia Grande. "Estamos na busca de trazer a Regulação para cá, não justifica estar sob a Regulação de Itanhaém. Para que nossas ambulâncias atendam rapidamente dependemos do chamado da Regulação. Então, estamos lutando muito para trazer para o nosso município", argumentou a prefeita.

Estrutura – Praia Grande possui atualmente quatro bases descentralizadas do Samu que fazem o atendimento de urgência e emergência em todo o Município. As unidades ficam nos bairros Samambaia, Quietude, Boqueirão e Maracanã. A disposição das bases operacionais em Praia Grande é um dos motivos apontados para a rapidez nos atendimentos prestados. Para acionar o serviço do Samu, basta discar 192.

Além das bases descentralizadas do Samu, a Cidade possui ainda três unidades de saúde que são referências para os atendimentos de Urgência e Emergência na Cidade e formam uma das estruturas mais completas da Baixada Santista neste setor. São elas: o novo Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina, e as UPAs dos bairros Quietude e Samambaia.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Corpo de turista desaparecido é encontrado em Guarujá

A confirmação da identidade do cadáver foi feita pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos, após uma verificação

Nacional

Incêndio em pousada em Porto Alegre deixa ao menos 10 mortos; Veja vídeo

O Corpo de Bombeiros afirma que ainda há pessoas desaparecidas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter