X

Saúde

Como aliviar as dores na coluna durante a gravidez?

Apenas 50% das gestantes que sofrem com dores nas costas procuram o aconselhamento de um profissional de saúde

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 23/10/2013 às 19:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dor nas costas será uma queixa de oito em cada 10 adultos em algum momento de suas vidas. Mas para as mulheres que estão grávidas, estas palavras têm uma ressonância especial. Mais de dois terços das mulheres gestantes sentirão dor lombar e pélvica, durante a gravidez, geralmente no segundo e no terceiro trimestres da gestação. As informações são de um estudo, publicado no Current Reviews in Musculoskeletal Medicine.

Para muitas, a dor é tão forte que chega a interferir no sono, no trabalho e em outras atividades da gestante. Em um estudo de 2004, um terço das mulheres relatou que tiveram que parar pelo menos uma dessas atividades devido às fortes dores nas costas.

Um dado interessante sobre este tema, segundo o estudo Pregnancy-related low back pain, é que a maioria das mulheres considera a lombalgia como um “inevitável desconforto normal” durante a gravidez. Apenas 50% das gestantes que sofrem com dores nas costas procuram o aconselhamento de um profissional de saúde e deste grupo, 70% delas vão receber algum tipo de indicação terapêutica.

Levando em consideração a individualidade de cada mulher e de cada gravidez, a identificação e o tratamento precoce do problema levará ao melhor resultado possível. O tratamento conservador é o padrão ouro, incluindo fisioterapia, cintos de estabilização, a estimulação do nervo, o tratamento farmacológico, acupuntura, massagem, relaxamento e yoga. Em geral, a gravidez com dor lombar relacionada tem um bom prognóstico, desde que o reconhecimento precoce e o tratamento sejam feitos.

Há muito debate e muitos trabalhos publicados sobre os fatores de risco para o aparecimento de dor lombar durante a gestação. A história de trauma pélvico, lombalgia crônica e dor lombar durante a gravidez anterior são os riscos mais comuns e amplamente aceitos. 85% das mulheres que tiveram dor nas costas em uma gravidez anterior desenvolverão dor nas costas em uma gravidez subsequente. O número de gestações anteriores também parece aumentar o risco. Não é possível, no entanto, prever quem vai sofrer de lombalgia durante a gravidez. Lombalgia durante a menstruação é um fator de risco adicional para dor nas costas durante a gravidez.

“As queixas sobre dores na coluna durante a gravidez são justificadas pelo peso extra que a gestante carrega. Algumas chegam a engordar até 20 quilos por gestação, quando o recomendável é algo em torno de 9-12 quilos. Isso muda a forma como a mulher se levanta e caminha, exercendo uma forte pressão sobre sua coluna, que adicionada às alterações hormonais que fazem as articulações pélvicas ficarem vacilantes, resulta em dor nas costas”, explica o neurocirurgião Cezar Augusto Oliveira.

A maioria das mulheres considera a lombalgia como um 'inevitável desconforto normal' durante a gravidez (Foto: Divulgação)

As pílulas anticoncepcionais e o intervalo de tempo desde a última gravidez não são considerados como fatores de risco. A associação entre a idade da mulher ou entre a alta carga de trabalho e dor lombar durante a gravidez também continua não esclarecida.

A boa notícia é que, para a maioria das mulheres, a dor nas costas desaparece após o parto, geralmente dentro de seis meses. Mas a gestante não precisa esperar até lá para obter algum alívio. Exercícios, acupuntura e outros medicamentos podem aliviar as dores na coluna ou pelo menos torná-la mais suportável. E se a mulher ainda está pensando em engravidar, pode tomar medidas para tentar evitar a dor nas costas, começando a praticar exercícios físicos. Um estudo mostra que as mulheres que têm uma vida sedentária, antes de engravidar, têm um risco aumentado de dor nas costas.

“As mulheres grávidas devem ser informadas sobre a importância de manter uma postura adequada, ao fazer as atividades diárias, de modo que sua coluna não fique sobrecarregada ou desalinhada. É também muito importante ensinar às grávidas a levantar pesos sem forçar as costas, um hábito muito útil que precisa ser observado durante toda a gestação. As mulheres devem ser aconselhadas a usar cadeiras colchões e camas adequados. Elas também precisam aprender técnicas para entrar e sair da cama, de modo que o corpo mantenha-se em uma posição adequada e a coluna não sofra”, orienta o médico.

Como a gravidez impacta a coluna?

O que torna a gravidez um motivo para o aparecimento de dores nas costas? “Geralmente, são múltiplos fatores: o novo peso que a mulher grávida carrega no ventre desloca o centro de gravidade do seu corpo, o que exerce mais pressão sobre a parte inferior da coluna. A fim de equilibrar a nova carga (o bebê), muitas mulheres modificam sua postura, o que aumenta ainda mais a pressão na parte inferior das costas. Para piorar as coisas, os músculos do estômago se estendem durante a gravidez. Resultado: os músculos da região lombar precisam trabalhar mais e mais para suportar o peso do tronco”, explica Cezar Augusto Oliveira, que também é membro da Sociedade Brasileira de Coluna.

As alterações hormonais também podem contribuir para a dor nas costas. Na preparação para o parto, um hormônio chamado relaxina, produzido pelo corpo lúteo e pela placenta, produz um amolecimento das articulações pélvicas e das suas cápsulas articulares, o que dá a flexibilidade necessária para o parto, pois provoca o remodelamento do tecido conjuntivo, o que diminui a união dos ossos da pelve e alarga o canal de passagem do feto.  O hormônio tem ação importante no útero, por distendê-lo à medida que o bebê cresce. “Normalmente, as articulações pélvicas ajudam a sustentar a coluna vertebral. Quando ocorre esse relaxamento, durante a gravidez, pode ocorrer também dor e inflamação e não apenas na pelve, mas também em toda a parte inferior das costas”, explica o médico.

Outro possível “culpado” é o útero em expansão. À medida que o útero cresce, ele pressiona determinados vasos sanguíneos, especialmente quando a mulher está deitada à noite. Esta pressão reduz o fluxo de sangue rico em oxigênio para a pélvis e para parte inferior da coluna, causando dor.

Maneiras de aliviar a dor

Independentemente do que está causando a dor na coluna da gestante, existem medidas que podem ser adotadas para obter alívio. “Vários estudos mostram que os melhores resultados vêm de exercícios que fortalecem o abdômen e a parte inferior das costas, da hidroginástica, da acupuntura e do uso de almofadas de apoio, durante a noite. Mas essas não são as únicas opções terapêuticas. É muito importante destacar que a gestante precisa avisar o médico que a acompanha se a dor nas costas persistir. Dor nas costas que não vai embora pode ser um sinal de trabalho de parto prematuro, uma infecção ou de outros problemas sérios”, recomenda Cezar Oliveira.

Veja, a seguir, as outras dicas para aliviar a dor na coluna das grávidas:

· O uso de um banquinho ou de um suporte para as costas ao sentar evita a fadiga muscular. Usar uma cadeira que suporte a coluna e/ou tentar colocar um pequeno travesseiro atrás da parte inferior das costas para apoio extra ajuda a aliviar a dor;

· A educação da mulher grávida é muito importante, para que ela aprenda a ficar de pé, andar ou curvar o corpo sem causar estresse extra sobre a coluna ou fadiga muscular;

· As mulheres também devem ser incentivadas a evitar andar prolongadamente ou ficar em pé por muito tempo;

· Na linha de um programa de tratamento individualizado, a massagem pode ser útil, bem como a acupuntura. Alguns estudos defendem que a acupuntura pode ser um complemento à gestão da lombalgia durante a gravidez;

· Aulas de hidroginástica aliviam a pressão sobre a coluna. É importante também incluir atividades físicas suaves como caminhar e nadar na rotina diária da gestante;

· A massagem nas costas também é um recurso que pode ajudar a aliviar a dor nas costas durante a gravidez;

· Dormir de lado, mantendo um ou ambos os joelhos dobrados também ajuda. A pesquisa mostra que o uso de um travesseiro para apoiar o abdômen, especialmente durante o último trimestre, pode fazer uma diferença real. Um travesseiro em forma de cunha parece funcionar melhor. Além disso, é recomendado colocar outro travesseiro entre os joelhos durante a noite;

· Usar sapatos com saltos baixos e bom suporte também ajudam. Cintos de apoio à maternidade podem aliviar a dor, tornando as articulações pélvicas mais estáveis;

· Uma almofada de aquecimento para aplicar calor na área dolorida também pode ser indicada.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Começando a semana, PAT de São Vicente oferta 49 vagas de emprego na segunda (29)

Postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na região Insular e na Área Continental

Guarujá

Vacina contra o HPV será aplicada em estudantes de Guarujá, a partir do dia 6

Finalidade da Secretaria de Saúde é operacionalizar a estratégia de vacinação nas escolas proposta pelo Ministério da Saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter