X

Saúde

Comida de praia: precaução e bem-estar

Os alimentos gordurosos como pastéis e frituras em geral, queijos amarelos, excesso de sal, açúcar e também bebidas alcoólicas devem ser evitados, assim como os refrigerantes

Publicado em 27/01/2014 às 11:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Comida de praia: facilidade ou roubada? É comum fazer aquele esforço pra chegar com o corpo em dia no verão, mas basta pisar na areia pra sucumbir ao cardápio popular da praia.

As pessoas devem optar em beber água de coco, sucos naturais, frutas e picolé de frutas. Os alimentos gordurosos como pastéis e frituras em geral, queijos amarelos, excesso de sal (salgadinhos, amendoins), de calorias, açúcar e também bebidas alcoólicas devem ser evitados, assim como os refrigerantes.

O ideal é que se evite o consumo em quiosques que não tenham infraestrutura adequada e também de alguns ambulantes, já que muitos possuem grande potencial de contaminação através dos molhos e cremes. Na praia, compre apenas em barracas autorizadas e observe a higiene dos vendedores, do ambiente e dos utensílios. Não consuma nada que esteja fora de suas características originais, com embalagens alteradas ou fora do prazo de validade.

É recomendado que as pessoas façam um bom café da manhã em casa com alimentos saudáveis de diversos grupos, tais como: pães ou biscoitos integrais, sucos, frutas, iogurtes/bebidas lácteas ou leite e cereais integrais. Estes alimentos fornecem energia e nutrientes essenciais.

Na praia, compre apenas em barracas autorizadas e observe a higiene dos vendedores, do ambiente e dos utensílios (Foto: Divulgação)

Alguns grupos devem ficar mais atentos, como a terceira idade. O idoso tem menos sede que os mais jovens, porém perdem água pelo suor da mesma forma. Eles também não sentem tanto calor quanto os adultos e, assim, ingerem menos líquidos. As crianças, em especial os bebês, costumam sofrer mais no calor e devem usar roupas leves e ter uma boa hidratação.

A comida de praia também pode causar mal estar e complicações na saúde. A grande dificuldade da prevenção é que os alimentos contaminados não apresentam sinais da presença do micro-organismo. Ao contrário, em geral, sua aparência, gosto e cheiro costumam ser normais.

Em caso de náuseas, vômitos, diarreia, febre, dor abdominal, cólicas e mal-estar, as pessoas devem procurar atendimento médico. Nos quadros mais graves, pode ocorrer desidratação, perda de peso e queda da pressão arterial.

Dicas:

• Picolé de fruta: picolés de frutas feitos com água são refrescantes e pouco calóricos.

• Leve biscoito de polvilho, bolacha maisena ou água e sal. Nada de recheios, chocolates, queijo ou presunto, pois estragam com mais facilidade quando expostos a temperaturas muito altas.

• Nada de levar papinha para a praia ou a piscina. Nesse horário, a criança não deve estar exposta ao sol.

• Evite ao máximo comprar sanduíches ou qualquer coisa com maionese fora de casa. Se for comprar suco natural ou chá gelado, veja se é feito com água mineral.

• Fuja de raspadinhas! É impossível saber a procedência do gelo.

• Uma opção é trazer alimentos preparados de casa acondicionados em isopor ou bolsa térmica.

• Sanduiches naturais: são permitidos se não forem preparados com maionese e patês porque eles estragam com facilidade, principalmente em ambientes muito quentes. Uma opção é investir em sanduíches com ricota, alface, tomate e orégano.

• Frutas: frutas como laranja, maçã e banana são fáceis de consumir e podem ser levadas para a praia sem problema algum e são pouco calóricos.

• Barrinhas de cereal: como não precisam de refrigeração, as barrinhas de cereal também são uma boa opção de petisco na praia.

• Bebidas: Água mineral, água de coco, sucos de frutas e chás gelados.

Quantas calorias esses alimentos possuem?

Milho verde (100g) = 138 calorias.

Picolé (de limão – 1 unidade) = 60 calorias.

Queijo coalho (100g) = 337 calorias.

Pastel (100g, de carne) = 388 calorias.

Pastel (100g, de queijo) = 422 calorias.

Porção de isca de peixe (100g) = 354 calorias.

Porção de isca de frango (100g) = 233 calorias.

Porção de isca de camarão (100g) = 317 calorias.

Batata frita (100g) = 267 calorias.

Sanduíches:

Atum natural (100g) = 246 calorias.

Calabresa (100g) = 252 calorias.

Frango (100g) = 249 calorias.

Açaí (com banana, granola e mel, 100g) = 246 calorias.

Cachorro Quente (100g) = 264 calorias.

Cerveja (350ml) =147 calorias.

Refrigerante (350ml) =137 calorias.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Vai atrasar! Fila de espera da balsa entre Guarujá e Santos é de 40 minutos

No sentido Santos/Guarujá, a espera chega a 25 minutos

TÚNEL

Se depender de Tarcísio, motoristas vão usar balsas pelo menos até 2031

Governador não quis se comprometer com prazo para emissão da licença ambiental que autoriza o início da obra da ligação seca entre Santos e o Guarujá

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter