X

Saúde

Campinas registra 2ª morte por dengue; técnicos do ministério avaliam situação

O Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, confirmou entre as sete mortes suspeitas que a de uma mulher de 60 anos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 22/04/2014 às 20:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No mesmo dia em que dois representantes do Ministério da Saúde chegaram a Campinas (SP) para avaliar o pedido de ajuda para que a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) atue no combate da maior epidemia de dengue vivida na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta terça-feira, 22, a segunda morte provocada pela doença.

O Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, confirmou entre as sete mortes suspeitas que a de uma mulher de 60 anos, que contraiu a doença em Santa Bárbara D'Oeste, e morreu no dia 7 de abril, em Campinas, estava com a dengue. Já são 14 mil casos na cidade, em menos de quatro meses. No ano da pior epidemia vivida até hoje (2007) foram registrados 11,4 mil casos.

"É um absurdo uma cidade como essa ter tanto caso de dengue. Aqui em caso fazemos a nossa parte, mas e as autoridades e os demais moradores?", questiona a dona de casa Maria Aparecida de Lourdes, de

59 anos, que mora na região Noroeste da cidade, a mais afetada. Outras três mortes suspeitas ainda estão em investigação e Campinas e uma morte já havia sido confirmada. Outros três casos que estavam em investigação foram descartados nesta terça-feira, segundo o secretário municipal de Saúde, Cármino de Souza.

Campinas registrou a segunda morte por dengue (Foto: Divulgação/PMI)

Força Nacional

Enquanto anunciava a confirmação de mais uma morte de uma paciente de outro município, o coordenador do Programa Nacional de Combate à Dengue, Geovanini Coelho, e o coordenador da área de assistência do Ministério da Saúde Rodrigo Said se reuniam com técnicos da secretária municipal e com a diretora da Vigilância em Saúde, Brigina Kemp, e o secretário.

Os dois passarão dois dias em Campinas para definir como será a ajuda da Força Nacional do SUS. Entre as medidas, segundo o secretário, o governo federal pode optar por dar apoio técnico, enviar profissionais para reforçar o combate e até mesmo montar hospitais em tendas, para agilizar o tratamento de doentes.

Os profissionais do Ministério da Saúde tomaram conhecimento dos dados do município e das ações adotadas até agora. "Por enquanto estamos realizando uma troca de experiências. Foram montadas duas frentes de

trabalho: uma da Vigilância e outra da Assistência", explicou o secretário.

Por designação, a Força Nacional do SUS é um programa de cooperação com Estados e municípios criado para a execução de medidas de prevenção, assistência às situações de surtos, epidemias, desastres ou de desassistência à população. "Vamos traçar um plano com as três esferas de governo para o enfrentamento da crise", explicou o secretário. Os técnicos do ministério não deram entrevista.

Combate

Desde a semana passada, Campinas conta com apoio do Exército no combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue. Nesta terça-feira, agentes da Secretaria de Saúde fizeram trabalhos de limpeza em imóveis abandonados e fechados no distrito de Barão Geraldo, com base na autorização judicial obtida para abrir imóveis fechados para combate à dengue.

A Câmara de Vereadores também convocou nesta terça-feira o secretário de Saúde para esclarecer a situação na cidade e quais medidas estão sendo tomadas. Segundo Cármino, a maior parte dos casos pode ser atribuída ao contágio doméstico, o que reforçaria a necessidade de que os moradores façam a sua parte, limpando focos do mosquito.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter