X

Saúde

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão em Santos

Na Cidade haverá entrevista, checagem da pressão arterial e orientação, quando necessário, nos Hospitais Guilherme Alvaro, Beneficência Portuguesa, Santa Casa, Ana Costa e AME

Publicado em 22/04/2014 às 12:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, 26 de abril, cardiologistas fazem o alerta: "Conheça a sua pressão e Vista Essa Camisa Para uma vida 12 por 8". A ação tem a participação de jogadores de futebol que vestiram a camiseta da campanha.

A cada dois minutos um brasileiro morre por causa de doenças cardiovasculares, 344 mil a cada ano e um dos principais motivos dessa epidemia é que a população ainda não dá a devida importância à hipertensão arterial.

Dos 40 milhões de brasileiros que sofrem de hipertensão arterial, somente 20%  mantém a pressão controlada o que é fácil e também barato de conseguir. O restante corre o risco de ter um infarto ou derrame (AVC) e nem imagina que pode engrossar a estatística de óbitos prematuros.

Para diminuir drasticamente o número de vidas que se perdem por doenças relacionadas com o coração, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), promove campanhas e ações de conscientização para que a população conheça a sua pressão arterial divulgando o estilo de vida saudável. "Alimentação rica em legumes, frutas e verduras, com pouca gordura, sem frituras, sem cigarro, exercício físico constante, controle do peso, do colesterol e, principalmente, da pressão arterial" orienta o diretor  da SOCESP, Luiz Bortolotto.

Dos 40 milhões de brasileiros que sofrem de hipertensão arterial, somente 20%  mantém a pressão controlada (Foto: Divulgação)

A pressão é mais baixa nas pessoas que praticam exercício, procuram consumir pouco sal e mantém um peso adequado. Mas mesmo quando a pressão é alta naturalmente – há famílias que geneticamente tendem a ter pressão alta, o tratamento é fácil e o SUS distribui o remédio para controlar a pressão de graça.

A hipertensão é problema tão grave que a Sociedade Internacional de Hipertensão pediu que as sociedades de cardiologia de todos os países façam campanhas de esclarecimento voltadas ao Conhecimento da Pressão e no Brasil nossa campanha tem como mote: "Conheça a sua pressão e vista essa camisa para ter uma vida 12 por 8".

Local: Hospitais Guilherme Alvaro, Beneficência Portuguesa, Santa Casa, Ana Costa e AME
Atividade: Alunos de medicina, residentes de clinica e cardiologia realizarão entrevista, checagem da pressão arterial e orientação quando necessário.
Data: 24 de abril de 2014
Horário: das 8h00 às 16h00

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter