X

TECNOLOGIA

Startup desenvolve solução tecnológica de proteção veicular

Dispositivo realiza o monitoramento em tempo real do carro, com alerta de movimento e informações sobre a saúde do automóvel

Da Reportagem

Publicado em 14/06/2023 às 16:23

Atualizado em 14/06/2023 às 16:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Quézide Cunha, CEO e cofundador da insurtech Loovi / Divulgação

Ainda que tenha dado uma leve recuada em março, o seguro veicular encareceu consideravelmente no Brasil desde o início do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice geral de seguro auto teve aumento de 13,8%, segundo o Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA), da insurtech TEx. O preço, portanto, pesa no bolso dos brasileiros. A boa notícia é que o mercado oferta alternativas mais acessíveis de proteção veicular, elaboradas a partir de tecnologias como Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina.

Essa tendência será impulsionada com a expansão do 5G no Brasil. Com a última autorização do Ministério das Comunicações (MCom), 682 municípios do país já estão aptos a implementar a rede de quinta geração. Para a indústria automotiva, os benefícios do 5G, com conectividade inteligente, devem ir desde a linha de montagem, com produção mais eficiente e econômica, até o consumidor final, aprimorando a segurança dos veículos.

“Muitas vezes, o carro é o bem mais valioso da família, adquirido com muito esforço. Nesse contexto, é complicado deixá-lo desprotegido. Para muitos motoristas, porém, arcar com os custos de um seguro pode ser pesado, especialmente nas classes C, D e E. Assim, investir em outras alternativas, tão eficazes quanto, é a saída. A tecnologia é uma grande aliada desse movimento”, comenta Quézide Cunha, CEO e cofundador da insurtech Loovi.

Fundada em 2019 em Belo Horizonte, a Loovi desenvolveu uma solução com venda 100% digital e pagamento facilitado. Com tecnologia exclusiva, a empresa criou um dispositivo OBD (on-board diagnostics, ou, em português, diagnóstico a bordo) que transforma qualquer veículo em smartcar. Trata-se de um aparelho telemétrico que tem como função transmitir informações sobre o funcionamento e localização do carro. A instalação é fácil, sem cortes de fios, e o controle é realizado via aplicativo instalado no smartphone.

Além de monitorar a localização em tempo real do veículo, o aparelho conta com alerta de movimento e compila dados como listagem de viagens. Em caso de furto ou roubo, a taxa de recuperação é de 98%, mas caso o veículo não seja localizado, a Loovi paga 100% da tabela Fipe, limitado a R$ 60 mil. Dependendo do plano, há funcionalidades como assistência 24 horas, reboque, hotel e carro reserva, entre outras.

“O público costuma acreditar que esse tipo de serviço é caro, mas na Loovi temos planos a partir de R$ 79,90 mensais, sem carência. O dispositivo também tem uma função de monitoramento preventivo, pois verifica a saúde do carro e constata se há danos elétricos, mecânicos e de componentes”, acrescenta Cunha.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Jornalista Antero Greco, da ESPN, morre aos 67 anos

Apresentador do SportCentter faleceu em decorrência de um tumor cerebral.

Cotidiano

Movimento antimanicomial fará manifestação nesta sexta-feira, em Santos

Ela visa destacar a importância da luta pelo cuidado em liberdade, uma causa que remonta ao fechamento da Casa de "Saúde" Anchieta no final dos anos 80

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter