X

Tecnologia

Número de acessos em banda larga chega a 179 milhões em outubro

Crescimento nos últimos 12 meses foi de 46%, com 56,7 milhões de novos acessos em banda larga ativados no período, em todo o País

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 03/12/2014 às 16:19

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Brasil fechou o mês de outubro com 179,1 milhões de acessos em banda larga, o que representou um crescimento de 46% frente a outubro do ano passado. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), nos últimos doze meses, 56,7 milhões de novos acessos foram ativados, num ritmo de ativação de 1,8 nova conexão por segundo.

A banda larga móvel, pelas redes de 3G e 4G, liderou a expansão dos acessos à internet, chegando em outubro a 155,3 milhões de conexões, com 54% de crescimento em relação a outubro de 2013. A banda larga pela tecnologia de quarta geração (4G), que permite velocidade de conexão à internet até dez vezes mais rápida que a 3G, já conta com 5 milhões de acessos.

Na banda larga fixa, os acessos somaram 23,8 milhões em outubro. Desse total, 2,2 milhões de conexões foram ativadas nos últimos doze meses, com crescimento de 10% no período. A infraestrutura de banda larga fixa está presente em todos os municípios brasileiros. É por meio dessas redes que as concessionárias atendem com banda larga gratuita a mais de 66 mil instituições públicas de ensino fundamental e médio, pelo programa Banda Larga nas Escolas.

O Brasil fechou o mês de outubro com 179,1 milhões de acessos em banda larga (Foto: Divulgação)

A expansão também se deu na cobertura das redes de banda larga móvel, ativada em 346 novos municípios nos últimos doze meses. Ao todo, as redes de terceira geração estão instaladas em 3.809 municípios, onde moram 92% dos brasileiros. O 4G já chega a 129 cidades, que concentram 40% da população brasileira. Essa cobertura supera em muito a meta prevista, de atendimento de 45 cidades com mais de 500 mil habitantes.

Internet

De acordo com a consultoria de tecnologia eMarketer, até o fim do ano, o Brasil deve se tornar o quarto país com a maior população de usuários de Internet do mundo, ultrapassando o Japão.  Já em 2015, segundo a consultoria, o mundo deve atingir pela primeira vez a marca de 3 bilhões de pessoas conectadas à Internet, o equivalente a 42,4% da população mundial. Até 2018, quase a metade do mundo vai acessar a web pelo menos uma vez ao mês.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter