X

Tecnologia

Descoberta: falha no ChatGPT expõe informações pessoais de usuários

ESET alerta sobre um bug que expôs o histórico de perguntas dos usuários e informações de pagamento dos assinantes do ChatGPT Plus

Da Reportagem

Publicado em 30/03/2023 às 21:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Usuários estão relatando problemas com a ferramenta / Pexels

A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, analisa a falha que permitiu aos usuários ver perguntas do histórico de pesquisa de outras pessoas  no ChatGPT e expôs informações pessoais de assinantes do plano pago do serviço, que inclui  nome completo, endereço de e-mail associado ao pagamento, os últimos quatro dígitos e a data de validade do cartão de crédito cadastrado.

Nas últimas semanas, usuários do Twitter e Reddit começaram a relatar que em seu histórico apareciam consultas feitas por outros usuários. Em alguns casos, em outros idiomas. Como confirmado pela OpenAI em um comunicado, tudo isso fez com que o serviço ChatGPT fosse suspenso por um tempo até que o bug fosse corrigido e, em seguida, o serviço fosse restaurado.Além do histórico, algumas pessoas também relataram que a página de pagamento do ChatGPT Plus mostrava o endereço de e-mail de outros usuários:A empresa afirmou ter entrado em contato com os afetados pela exposição dessas informações e está confiante de que os dados pessoais não estão mais em risco. A OpenAI ainda confirmou que a exposição foi ocasionada por um bug que estava no cliente da biblioteca de código aberto Redis, e que enviou um patch para a equipe de manutenção do Redis que já corrigiu o erro.

Além do bug que permitia a exposição de informações, foi relatada uma vulnerabilidade que permitia ataques de Web Cache Deception. Esta vulnerabilidade, que já foi corrigida, permitia-lhe roubar contas de terceiros, ver o histórico de consultas e aceder a dados de pagamento de contas.

Gal Nagli afirma que relatou à equipe de OpenAI sobre uma vulnerabilidade crítica de aquisição de conta (agora corrigida) que afetou o ChatGPT e permitiu que eles assumissem uma conta, visualizassem seu histórico de bate-papo e acessassem informações de faturamento. 

Usuário consulta o OpenAI para saber se ele foi hackeado ao ver idiomas estrangeiros em seu histórico de bate-papo e outro usuário avisa que a página de pagamento do ChatGPT Plus, alegou ter enviado um SMS de verificação para um número desconhecido

Foto: Usuário consulta o OpenAI para saber se ele foi hackeado ao ver idiomas estrangeiros em seu histórico de bate-papo e outro usuário avisa que a página de pagamento do ChatGPT Plus, alegou ter enviado um SMS de verificação para um número desconhecido

A equipe de pesquisa da ESET alertou recentemente sobre diferentes golpes e fraudes que circularam aproveitando o sucesso da plataforma. Entre os exemplos estava uma extensão falsa para o Google Chrome chamada "Acesso rápido ao Chat GPT", que os cibercriminosos usavam para roubar contas do Facebook, que por sua vez eram usadas para criar bots e exibir malvertising. No entanto, esta não foi a única extensão maliciosa a tirar proveito do nome da nova tecnologia, já que pesquisadores revelaram uma nova variante da mesma extensão maliciosa que rouba contas da rede social. Neste caso, é uma versão trojanizada de uma extensão legítima chamada "ChatGPT para o Google".

"Como podemos ver, o ChatGPT é atraente para atores mal-intencionados, seja para usar a ferramenta para fins maliciosos, bem como para se passar por eles e enganar pessoas desavisadas. Essa tendência provavelmente continuará e continuaremos a ver casos em que são feitas tentativas de explorar vulnerabilidades ou realizar fraudes em seu nome", afirma Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET. 

Por outro lado, a ESET convida você a conhecer Conexão Segura, seu podcast para descobrir o que está acontecendo no mundo da segurança da informação. Para ouvir acesse este link.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Jornalista Antero Greco, da ESPN, morre aos 67 anos

Apresentador do SportCentter faleceu em decorrência de um tumor cerebral.

Cotidiano

Movimento antimanicomial fará manifestação nesta sexta-feira, em Santos

Ela visa destacar a importância da luta pelo cuidado em liberdade, uma causa que remonta ao fechamento da Casa de "Saúde" Anchieta no final dos anos 80

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter