X

Sindical e Previdência

Serviços só emergenciais

Categoria não descarta novas greves

Publicado em 25/02/2013 às 21:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No aniversário de 44 anos da Polícia Federal, a categoria deu início à paralisação de 24 horas que termina nesta quinta-feira, às 8 horas. A categoria exige o cumprimento do acordo feito em 2006 com os servidores, de reposição salarial de 60%. Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Santos, Gílson Cláudio Valim, na delegacia sede e na unidade do porto “quase 100% do efetivo estão parados: delegados, agentes, escrivães, papiloscopistas e peritos.

Emissão de passaportes, investigações e serviços cartorários estão suspensos. “Há apenas uma equipe trabalhando para atendimentos de emergência em alguns casos de emissão de passaporte a estrangeiros ou flagrantes de roubos e furtos”. Só em Santos, atuam mais de cem policiais federais, conforme declarou Gílson. A paralisação é nacional. Gílson disse que esta é a segunda greve do ano. A categoria aguarda o repasse dos 30% restantes da reposição salarial.  

Em junho, o GERC — grupo formado por representantes da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Federação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (Fenadepef) e lideranças sindicais — aceitaram a contraproposta de 60% de correção salarial contra 130% proposto pela categoria, correspondente a reposição de 12 anos de defasagem. “Na reunião ficou acertado que 30% seriam pagos em julho e a segunda parcela, em dezembro. Só que os 30% restantes não foram repassados à categoria, no final do ano”, afirmou o sindicalista.

O sindicalista afirmou que novas paralisações não estão descartadas caso o Governo não repasse os 30% restantes da reposição salarial. Gílson disse que a categoria poderá deflagrar até uma greve por tempo indeterminado. “Em caso de paralisação por tempo indeterminado, apenas 30% do efetivo permanecerá trabalhando, o que trará grandes prejuízos à população”.

A paralisação afeta diretamente portos e aeroportos. Nos aeroportos trabalharíamos em regime de operação padrão (tartaruga)”. Em todo o País há cerca de 12 mil servidores da Polícia Federal. Só no Estado de São Paulo, são emitidos mil passaportes por dia.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Circuito Sesc de Artes acontecerá este mês em Praia Grande

Atividades de diferentes linguagens culturais ocorrerão gratuitamente

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter