X

Saúde

Rotina de treinos deve ser mantida no fim de ano

Há uma combinação de duas situações prejudiciais para quem está num processo de emagrecimento e tem na atividade física uma aliada

Da Reportagem

Publicado em 30/12/2017 às 12:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Rotina de treinos deve ser mantida no fim de ano / Fernando Frazão/Agência Brasil

Quando chegam as festas de fim de ano, muitas pessoas querem deixar de lado a correria cotidiana – o que inclui qualquer tipo de compromisso. Porém, o educador físico e personal trainner Givanildo Matias faz um alerta: “Quem faz atividade física com foco em emagrecimento não pode deixar de lado os treinamentos nem mesmo nesta época do ano”.

Ele afirma que, no período, há uma combinação de duas situações prejudiciais para quem está num processo de emagrecimento e tem na atividade física uma aliada. Uma delas é o aumento da ingestão calórica, incluindo o consumo de bebidas alcóolicas, a outra é a diminuição do gasto calórico.

“Normalmente, as pessoas param de treinar. São situações que podem ter como consequência o aumento de peso e alguns prejuízos fisiológicos”, alerta.

Ele diz que a paralisação dos treinos pode trazer alguns prejuízos fisiológicos. “Quem treina regularmente, vai obtendo o que chamamos de progressão do treino, ou seja, avanços visíveis no organismo como um todo. Já está comprovado que, após dez dias sem treinar, o corpo perde flexibilidade, diminui sua capacidade cardiorrespiratória e até a massa muscular é afetada”.

Mesmo com as viagens comuns nessa época, Matias diz que o ideal é pedir orientação a um profissional para que ele adapte o treino que já é feito usando o peso do corpo ou acessórios como cordas e elásticos, por exemplo. “Nem sempre será possível fazer as mesmas coisas, mas é importante manter a frequência média de treino apesar das férias e das festas”, explica.  

Outros cuidados são necessários. Um deles é controlar a alimentação, evitando os alimentos muito calóricos.

Matias lembra que as ceias de Natal não têm apenas pratos hipercalóricos e que há muitas fontes de proteína – como o peru, por exemplo.

Portanto, vale ser seletivo, no que tange à qualidade, e evitar exageros. Também é importante dosar o consumo de álcool e aumentar a ingestão de líquidos para repor a hidratação do organismo. Outra dica valiosa é dormir bem: a privação do sono altera hormônios que ajudam no treino e favorecem a perda de peso.

Mas, se mesmo assim a pessoa não puder se exercitar durante o período de festas, segundo o educador, é preciso um cuidado especial na retomada das atividades físicas. Ele explica que o mais indicado é readaptar o treino que vinha sendo feito até a parada. Outra recomendação é não mudar o tipo de exercício, mas sim diminuir as repetições ou a carga utilizada. Caberá ao profissional que orienta decidir a melhor estratégias e avaliar os impactos de cada uma delas no corpo do aluno.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Advogado Áureo Tupinambá, preso em operação do Gaeco, sai da prisão

Ex-diretor da Câmara de Cubatão estava preso desde o último dia 16 de abril por possível envolvimento com o PCC

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter