Guarujá aplica dose de reforço em idosos de 85 anos ou mais nesta segunda

Município iniciará novo processo após ter quantitativo seguro para atender todo o público apto à terceira dose

Comentar
Compartilhar
12 SET 2021Por Da Reportagem19h04
São esperadas 2.457 pessoas dentro dessa faixa etária; imunização acontecerá em seis postosSão esperadas 2.457 pessoas dentro dessa faixa etária; imunização acontecerá em seis postosFoto: Helder Lima/PMG

Guarujá começa a aplicar a dose de reforço da vacina contra a covid-19 a partir desta segunda-feira (13). Os primeiros contemplados serão idosos com 85 anos ou mais. O Município tem 2.457 aptos à aplicação da terceira dose, e optou por iniciar o novo processo apenas quando tivesse quantitativo seguro em estoque para cobertura total dessa população.

As doses serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) da Vila Baiana, Morrinhos e Pae Cará; e nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Perequê, Las Palmas e Boa Esperança. Todas funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.

Para receberem a dose de reforço os idosos devem ter completado o ciclo vacinal com duas doses há pelo menos seis meses. Por isso, devem comparecer a um dos postos munidos de documento com foto, comprovante de residência em Guarujá e a carteirinha de imunização recebida especialmente na campanha de vacinação contra a covid-19.

Em relação aos demais grupos aptos, eles serão contemplados de forma gradativa, a depender do quantitativo de vacinas enviadas pelo Governo do Estado ao Município.

Vacinação de adolescentes

Guarujá segue vacinando adolescentes com mais de 12 anos. A imunização ocorre exclusivamente no Ginásio Guaibê, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.

Esse público, aliás, tem dado exemplo de adesão à campanha de vacinação. Desde o início da imunização dos adolescentes sem comorbidades, em 25 de agosto, 18.509 dos 22.079 jovens esperados já receberam a primeira dose. Isso representa uma cobertura de 83%.

Segundas doses

O Município possui estoque suficiente para seguir aplicando as segundas doses de todos os imunizantes. Para tal, são sete postos à disposição, o Ginásio Guaibê, as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) da Vila Baiana, Morrinhos e Pae Cará; e Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Perequê, Las Palmas e Boa Esperança. Todos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.