X

COVID-19

Em São Paulo, 4,5 milhões de pessoas ainda precisam tomar segunda dose da vacina

Saúde alerta para importância de concluir o esquema vacinal

Da Reportagem

Publicado em 22/11/2021 às 16:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dose adicional já está sendo aplicada em toda população acima de 18 anos com esquema completo há pelo menos 5 meses / Divulgação/ Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo faz um alerta nesta segunda-feira (22) aos 4,5 milhões de faltosos que ainda não compareceram aos postos para tomar a segunda dose das vacinas contra COVID-19 retomem as unidades de saúde para completar a imunização.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O balanço da tarde de hoje contabiliza 867,8 mil pessoas que ainda precisam completar o esquema vacinal com o imunizante do Butantan/Coronavac, outras 1 milhão da Fiocruz/Astrazeneca/Oxford e 2,6 milhões da Pfizer/BioNTech. Por isso, a pasta reforça as orientações para que as pessoas retornem aos postos.

“É fundamental que todos possam retornar aos postos para tomar a segunda dose. A proteção só acontece após completar o esquema vacinal”, afirma a Coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

Sao necessárias duas doses tanto da vacina do Butantan (intervalo de 28 dias) quanto da Fiocruz (8 semanas) e da Pfizer (21 dias). Caso o prazo seja ultrapassado, o cidadão deve procurar um posto assim que possível para completar a imunização.

As Prefeituras são responsáveis pela busca ativa dos vacinados, mas o Governo de SP apoia a ação com o envio de mensagem via SMS e por email à população para lembrar a data da segunda dose conforme pré-cadastro realizado no site Vacina Já ou no momento da aplicação da vacina.

O calendário completo da vacinação no estado de São Paulo está disponível no site https://vacinaja.sp.gov.br/.

DOSE ADICIONAL.
Além disso, toda a população adulta pode se vacinar com a dose adicional de COVID-19. A nova orientação do Plano Estadual de Imunização (PEI) segue a diretriz do Programa Nacional de Imunização (PNI) e vale para todas as pessoas que tomaram as duas doses há pelo menos cinco meses, ou seja, quem completou seu ciclo vacinação até o mês de junho.

Importante destacar que os imunizantes disponíveis na rede pública de saúde são seguros, eficazes e podem ser utilizados nesta estratégia vacinal. Assim, em São Paulo o imunizante para a dose de reforço será aquele que estiver disponível no posto de saúde.

Ainda seguindo o Governo Federal, quem tomou a dose única da vacina da Janssen deverá tomar uma segunda dose após oito semanas e, após cinco meses de completar o ciclo vacinal, já poderá receber a dose de reforço. O Estado de São Paulo, porém, não conta com estoque deste imunizante e aguarda o envio de doses do Ministério da Saúde para definir a adesão às novas diretrizes com relação a esta vacina.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter