X

SANTOS

Sindicato quer mulher no comando da GCM de Santos

O presidente do Sindicato procurará o secretário de Governo, Fábio Ferraz. A pauta é sobre o prometido plano de carreira

Carlos Ratton

Publicado em 25/07/2023 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Secretaria de Segurança (Seseg) esclarece que nove mulheres ocupam cargos hierárquicos de chefia na GCM de Santos / Arquivo/ Prefeitura de Santos

Clube do Bolinha. É assim que os guardas se referem, segundo Sindicato dos Servidores Estatutários Municipais de Santos (Sindest), à Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos. “Temos que corrigir a anomalia no cargo de carreiras”, afirma o presidente do Sindest, Fábio Pimentel.

O sindicalista pondera que no comando do Corpo de Bombeiros da Baixada Santista está a tenente-coronel Regiani Rocha Souza Pereira. E pergunta por que não há essa possibilidade na Guarda Municipal santista. Fábio lembra que a Secretaria Municipal da Mulher tem como titular a vice-prefeita Renata Costa Bravo (PSDB). E lamenta que a Guarda “vive no tempo do Onça”.

Pimentel vai mais longe e cita Laura Jane Richardson, a general de quatro estrelas do Exército dos Estados Unidos (EUA) que é comandante do Comando Sul daquele país desde 29 de outubro de 2021.
“Antes disso, Laura foi comandante geral do Exército Norte dos Estados Unidos, de julho de 2019 a setembro de 2021. A guarda de Santos, porém, “vive no tempo das trevas”, lamenta. 

Fábio quer também tratar com a Prefeitura de Santos outras questões, entre elas, a aposentadoria especial da guarda. “Esperamos que isso se resolva nos próximos dias, antes do fim de julho”, diz Pimentel.

O presidente do Sindicato procurará o secretário de Governo, Fábio Ferraz. A pauta é sobre o prometido plano de carreira dos 425 integrantes da guarda municipal. O sindicalista irá também ao líder do prefeito Rogério Santos (PSDB) na Câmara, o vereador Adilson Júnior (PP).

Em maio deste ano, Ferraz e Adilson disseram a Pimentel que a intenção do Governo era consolidar, ou ao menos apresentar, o plano de cargos e salários no 38º aniversário da Corporação, em 15 de agosto.

“Infelizmente, as conversações foram interrompidas e não temos nenhuma resposta até agora, o que causa grande indignação a todos nós”, afirma Pimentel.

Nas conversas que pretende restabelecer com a Prefeitura, o presidente do Sindicato tocará num ponto que vem causando grande repercussão no segmento: a inexistências de mulheres nos oito cargos de comando da guarda.

PREFEITURA.

A Secretaria de Segurança (Seseg) esclarece que nove mulheres ocupam cargos hierárquicos de chefia na Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos e elaborou um Plano de Carreira para a categoria. 

O projeto, elaborado ao longo dos últimos três anos, em conjunto com todas as coordenadorias da GCM, está em análise técnica da Secretaria de Governo (Segov), que criou uma comissão - a pedido do vereador Adilson Junior - para o assunto e vem dialogando com o Sindicato.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

tráfico de drogas

Polícia intercepta caminhão de doações para vítimas das chuvas no RS com 53 kg de drogas

Caminhão foi apreendido na rodovia estadual SC-480, em Santa Catarina

Diário Mais

Ong TamTam reflete sobre atenção à saúde com programação cultural até dia 25

Toda programação cultural e social é gratuita, de 18 a 25 de maio, no Teatro Municipal de Santos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter