Santos

Centro Temático de Cinema de Santos tem obras avançadas

Começa nesta semana a execução dos pilares de sustentação do primeiro pavimento

Da Reportagem

Publicado em 07/05/2024 às 17:33

Comentar:

Compartilhe:

Centro contará com a escola pública de Cinema e um estúdio público, que vai atender a própria escola e a demanda de produções regionais, nacionais e, caso haja interessados, até mesmo internacionais / Divulgação

Atualmente em implantação junto ao anexo do Mercado Municipal, o Centro Temático de Cinema. Localizado na região central de Santos, ele terá quase 1 mil m² voltados para a economia criativa e deve ficar pronto no segundo semestre deste ano. Com a fundação finalizada, a obra avança para a próxima fase nesta semana. 

O Centro contará com a escola pública de Cinema e um estúdio público, que vai atender a própria escola e a demanda de produções regionais, nacionais e, caso haja interessados, até mesmo internacionais.

A escola, sob a direção da Secretaria de Cultura, terá formação continuada e oficinas das mais variadas temáticas cinematográficas: história do cinema, gêneros, direção de atores, direção de arte, roteiro, entre outros que possam atender tanto profissionais do audiovisual quanto qualquer pessoa que se interesse pela área.

Com a fundação pronta, começa nesta semana a execução dos pilares de sustentação do primeiro pavimento. Ao mesmo tempo, terá continuidade a recuperação das esquadrias e do reboco no edifício antigo, tudo sob o gerenciamento da Secretaria de Obras e Edificações (Seobe).

A intervenção complementa as obras em execução no Mercado Municipal de Santos. O espaço vem sendo modernizado para abrigar todos os negócios voltados ao comércio tradicional e à economia criativa. Trata-se de estratégia para impulsionar a revitalização e o desenvolvimento do Centro Histórico de Santos.

A obra do Centro Temático de Cinema representa um investimento no valor de R$ 3,5 milhões, sendo R$ 2,7 milhões da verba Dadetur 2019 e o restante, contrapartida da Prefeitura. Os trabalhos são executados pela Leman Construções, empresa vencedora da licitação.

A fundação foi executada com estaca-raiz, que não produz vibração. O solo é perfurado por um tubo, coloca-se uma armação de ferro em seu interior, depois cimento e areia e, por último, retira-se o tubo.

Foi preciso fazer uma adequação na fundação programada, devido aos trabalhos terem sido executados fechados dentro de quatro paredes, reduzindo o espaço de movimentação de operários e máquinas.

Ao invés de fundação com muitas estacas de diâmetro menor, foram executadas menos estacas, com maior diâmetro e capacidade de sustentação. Estacas de 15 cm e 16 cm de diâmetro foram substituídas por outras de 25 cm e 40 cm de diâmetro.

“Vencida a fase de fundação, começa a execução dos pilares de sustentação do primeiro pavimento. Depois o piso será concretado e começará a montagem das formas das lajes do primeiro pavimento”, afirma o arquiteto Roger Guerra, diretor do Departamento de Obras Públicas da Seobe.

O projeto prevê a conservação da edificação do anexo do Mercado, com implantação de um equipamento composto por térreo, 1º e 2º pavimentos.

O térreo, área com 472,7m², terá recepção, sala de cinema com capacidade para 70 pessoas, café com estar, e sanitários públicos (inclusive sanitários acessíveis).

O primeiro pavimento (175m²) está destinado a abrigar a sala de projeção, o almoxarifado, a Midiateca (acervo de filmes, gravações etc.), uma sala de reunião, e três salas administrativas, além de sanitários.

Já no segundo pavimento ficarão a sala de aula para 21 alunos; estúdio de áudio, duas salas de produção, uma ilha de edição, copa, sanitários (incluindo os acessíveis). Todo o segundo pavimento soma 300m².

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Litoral de SP é um dos três melhores pontos de mergulho do Brasil; veja onde e como

Atração fica a 45 km de distância da praia da cidade

Esportes

Porto de Santos pode fechar patrocínio com o Alvinegro Praiano; entenda

Valor será aplicado nas categorias de base e na equipe profissional

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter