Santos

Santos terá projeto pioneiro para analisar riscos climáticos; entenda

O Município poderá fazer uso da ferramenta em momentos de chuva intensa, por exemplo, além de se precaver dos riscos de deslizamentos

Da Reportagem

Publicado em 04/04/2024 às 09:12

Atualizado em 04/04/2024 às 10:20

Compartilhe:

A Cidade será a primeira do País a possuir a tecnologia / Divulgação/PMS

A cidade de Santos será pioneira no Brasil e terá acesso a imagens de satélite em alta resolução, além de análises das imagens por meio de Inteligência Artificial, para enfrentar riscos climáticos.

O Município poderá fazer uso da ferramenta em momentos de chuva intensa, por exemplo, além de se precaver dos riscos de deslizamentos. Inclusive, Santos tem 50 metas planejadas para enfrentar um estado de emergência climática.

Um convênio firmado entre a Prefeitura de Santos e a empresa Quasar Space garantiu o acesso à tecnologia. O compromisso foi assinado nesta quarta-feira (3), sem custos para o Município.

Os mapas e análises incluem 16 diferentes parâmetros para previsão de riscos de deslizamento de encostas, tais como susceptibilidade do solo, densidade populacional e nível de encharcamento do terreno.

As imagens serão geradas a cada 30 minutos, com uma resolução de 10 metros, captadas a partir de milhares de satélites em órbita do Planeta, permitindo, por exemplo, criar um ranking das áreas mais críticas, otimizando as ações de prevenção e enfrentamento.

A celebração da parceria contou com a presença da representante da empresa, Thais Franco, e do secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, durante reunião mensal do Conselho de Meio Ambiente de Santos (Condema).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Rodovia do litoral de SP será interditada para aferição de radares; entenda

A Polícia Militar irá auxiliar a concessionária no controle do tráfego durante todo o período de bloqueio

Brasil

Saiba o que vai acontecer com a exposição do Castelo Rá-Tim-Bum em SP após incêndio

Início do evento estava previsto para o dia 10, quinta-feira

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter