X

Santos

Revitalização deixa Ilha Diana, na Área Continental de Santos, pronta para festa do padroeiro

A igrejinha ganhou sacristia e banheiro reservado

Da Reportagem

Publicado em 05/08/2022 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Igreja ilha diana / Isabela Carrari

Ilha Diana vestiu-se de cores e prepara sabores do mar para comemorar a 62ª Festa do Senhor Bom Jesus, padroeiro desse reduto de pescadores, que recebe homenagens e oferece muitas atrações para o público neste fim de semana (6 e 7) e nos próximos dias 13 e 14, das 11h às 23h.

Localizada na Área Continental, a cerca de 20 minutos de barca do Centro de Santos, a ilha passou por revitalização a cargo da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) e ganhou colorido nos atracadouros, playground, academia ao ar livre, em casas e equipamentos nas proximidades da praça, onde fica a capela construída com ripas de madeira, que passou por restauração e ampliação.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Adriano da Silva, o Chilico, diz que os serviços garantiram um novo visual, mais segurança e funcionalidade. "Agora está muito bom, valorizou bastante a ilha e a capela está mais bonita para a nossa missa", comentou. Com 51 anos, ele brinca dizendo que só nasceu fora da ilha: "Vim logo pra cá e não saí mais".

A igrejinha ganhou sacristia e banheiro reservado, reforço nas tesouras (estrutura de apoio ao telhado) para garantir o alinhamento da edificação, e teve 120m de madeira trocadas, além de receber pintura.

Já a praça foi elevada em 60 centímetros para ser realinhada, nivelada e ter seus 750m² revestidos com cimento, oferecendo mais conforto para a circulação dos moradores e dos dois mil visitantes, aproximadamente, esperados para os festejos. É na praça que será preparada a famosa tainha na brasa.

APROVADA

Inês Gomes aprovou as intervenções e o novo visual da ilha. "Mudou bastante e está muito bonita", afirmou, dizendo que os espaços estão agora mais limpos e organizados. "Aqui é o paraíso." O primo Vinício Quirino concorda e lembra que o ambiente colorido e renovado "valoriza a comunidade".

Assim como outros recantos da ilha, a praça ganhou guarda-corpo metálico ornamentado por duplas de muretas, um dos símbolos de Santos, e abriga as seis barraquinhas para a festa, nas quais o cardápio tem como destaque os frutos do mar. As barracas foram decoradas gratuitamente pelo grafiteiro Carlos Roberto da Silva, o Catts, e ostentam imagens grandes e coloridas de peixes, crustáceos e moluscos.

 

INVESTIMENTO - Cerca de R$ 160 mil foram investidos pela Prefeitura na revitalização da ilha, metade dos quais na aquisição de materiais, de acordo com José Alberto Iglesias Bittencourt, prefeito regional da Área Continental. 

Ainda no projeto de revitalização, a rampa de acesso ao Rio Diana foi ampliada, passando de 30 metros para 40m de comprimento, facilitando as manobras das embarcações particulares, sem que os moradores tenham que colocar os pés na água.

Já a escola municipal teve a sala da coordenação e a cozinha ampliadas, enquanto a unidade da Jornada Ampliada ganhou pintura externa, novo banheiro e reorganização interna, que incluiu a instalação de suportes de parede para sete violões.

Durante a festa, os visitantes poderão apreciar o artesanato da Caruartes e do Turismo de Base Comunitária (TBC), feito por moradores do bairro Caruara, também na Área Continental. Já as crianças terão um espaço reservado, com brinquedos infláveis, cama elástica, parquinho, contação de história, maquiagem artística e escultura de balões. 

 

PROCISSÃO

Neste sábado (6), haverá procissão marítima, com saída às 16h30 da Capela do Senhor Bom Jesus. Quinze embarcações da comunidade seguirão pelo Rio Diana, sentido Rodovia Piaçaguera, contornando junto à Base Aérea e retornando à ilha. Na sequência, haverá missa, celebrada pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, padre Claudenil Moraes. 

 

GASTRONOMIA

A gastronomia do mar é um dos pontos altos da 62ª Festa do Senhor Bom Jesus, que contará também com atrações religiosas, culturais e musicais.

Flávia Lemos e Ângela Souza já garantiram 300 tainhas para assar na brasa, com acompanhamento de farofa, arroz e vinagrete. Na barraca Cantinho da Zazá, os carros-chefes são casquinha de siri e o nhoque com molho de camarão. Haverá ainda lambe-lambe e filé de peixe com molho de camarão, entre outras delícias. Já a dupla Nair e Rabu investirá nas porções de camarão, isca de peixe e batata frita, e a barraquinha de Josi e Jéssica, nos preparados à base de siri.

O almoço está garantido na barraca Sônia e Beto, que preparará pratos individuais de filé de peixe com camarão, enquanto na de Lili e Irene, além de arroz com frutos do mar e porções, o empadão de frango e o frango à passarinho serão alternativas para quem não aprecia – ou não pode – consumir pescados. Além de isca de frango com molho e de camarão com cheddar, a barraca As Guerreiras terá doces para todos os gostos: merengue, bolos, morango no espeto com cobertura de chocolate e brownie, entre outros. 

Para completar, três bares da ilha abrirão suas instalações para oferecer bebidas, salgados e doces. Na Saah, o público encontrará barra de chocolate recheada, pão de mel e copo da felicidade, preparado com brigadeiros branco e preto, Nutella e complementos à escolha do cliente. Já na Adega da Jéssika, haverá também bebidas quentes e porções variadas, inclusive de contrafilé.

 

PROGRAMAÇÃO

A programação da 62ª Festa do Senhor Bom Jesus é a seguinte:

 

Procissão Marítima 

dias 6 e 13 (sábados)  -  16h30 

na sequência, missa na Capela do Bom Jesus

 

Shows musicais

dia 6 (sábado)

12h às 16h - Bryan Cruz (Piseiro)

18h30 às 22h30 - Serginho Zimbaue

dia 7 (domingo)

13h às 17h - Banda Devanejo

19h às 23h - Grupo Rara União

dia 13 (sábado)

12h às 16h - Júnior Menezes x Henrique Nascimento (Sertanejo)

19h às 23h - Duh Pagode

dia 14 (domingo)

12h às 16h - Obrunitinho (Piseiro)

19h às 23h - Thiagão do Samba

 

Espaço Kids

12h às 16h – contação de história

14h às 18h – maquiagem artística e escultura de balões 

A festa em louvor ao padroeiro de Ilha Diana é realizada com o apoio da comunidade caiçara, em parceria com a Prefeitura de Santos, por meio das secretarias de Serviços Públicos; Cultura; Economia Criativa, Empreendedorismo e Turismo; Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

 

TRANSPORTE E ATRAÇÕES 

O transporte hidroviário para a festa do Bom Jesus será gratuito, com embarque a cada 30 minutos na estação localizada atrás da Alfândega, no Centro Histórico. Nos sábados (6 e 13), as barcas circularão até as 23h30 e nos domingos (7 e 14), até as 23h.

 

 

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Eleições 2022

Lula tem 45% contra 33% de Bolsonaro no primeiro turno, aponta pesquisa

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos; segundo a pesquisa, 43% avaliam o governo de forma negativa, e 27% de forma positiva

São Vicente

Quatro Unidades Básicas de Saúde passam a atender em novo horário a partir de terça (23)

Iniciativa busca melhorar o atendimento à população de São Vicente

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software