X

Santos

Rampa ampliada facilita acesso de moradores à Ilha Diana, na Área Continental de Santos

A rampa de acesso ao Rio Diana localiza-se na lateral da Igreja do Bom Jesus

Da Reportagem

Publicado em 26/07/2022 às 18:42

Atualizado em 26/07/2022 às 19:09

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Acesso ampliado dará mais conforto no embarque e desembarque de moradores / foto: divulgação

Os moradores da Ilha Diana, na área continental de Santos, ganharam mais facilidade para manobrar seus barcos, utilizados como principal meio de transporte para o continente: a rampa de acesso ao rio que empresta o nome a essa localidade foi ampliada, passando de 30 para 40 metros de comprimento. A Seserp (Secretaria de Serviços Públicos) já finalizou os trabalhos e o declive foi liberado para utilização neste fim de semana.

Além das embarcações particulares, a população também tem disponível para transporte a barca da CET, com 11 horários, entre 6h20 e 22h, de segunda a sexta-feira, e 10 viagens aos sábados, domingos e feriados.

"Com os 10 metros a mais, os moradores podem manobrar os barcos sem molhar os pés, como muitas vezes acontecia em função da maré", explicou Donisete Rodrigues de Souza, chefe do Setor de Obras da Prefeitura Regional da Área Continental. A largura da rampa se manteve em 2,5 metros.

A rampa de acesso ao Rio Diana localiza-se na lateral da Igreja do Bom Jesus, atualmente em obras para construção de sacristia e sanitário.

PASSEIOS

Vizinha do porto e uma das últimas colônias de pescadores da Baixada Santista, a Ilha Diana tem cerca de 200 habitantes, distribuídos em 50 famílias. A comunidade  promove visita guiada como parte do projeto Vida Caiçara, de educação ambiental e turismo de base comunitária, desenvolvido desde outubro de 2012 pela DP World, em parceria com a Prefeitura. A iniciativa decorre do licenciamento ambiental da empresa portuária junto ao Ibama. Os passeios, que podem incluir café da manhã e almoço típico, podem ser agendados pelo telefone (13) 99741-8690, mas é preciso formar grupos de 15 a 45 pessoas. O embarque é às 8h30 atrás da Alfândega e o retorno, às 14h.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

'Lua Cheia Rosa' acontece nesta terça (23)

Evento pode ser visto em todo o Brasil, a partir das 17h30

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter