Igreja na ilha Diana / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Até a chegada da tradicional Festa de Bom Jesus da Ilha Diana, em agosto, o templo dedicado ao padroeiro da localidade, que fica na Área Continental de Santos, estará renovado e ainda terá novidades.
A igreja ganhará uma sacristia e um sanitário reservado. Também será efetuada a troca das tábuas que revestem o exterior do prédio, reparos no telhado, troca do vidro e pintura geral.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
As obras realizadas pela Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura (Seserp) começaram no mês passado e envolvem ainda renivelamento e concretagem de 200 metros quadrados de área lateral à igreja, local onde são montadas as barracas para a festa do Bom Jesus, que recebe as homenagens em 6 de agosto.
Continua depois da publicidade
"O público terá mais conforto para circular pelo espaço e aproveitar as comemorações", comentou o prefeito regional da Área Continental, Beto Iglesias. Os serviços, que devem ser concluídos no final deste mês, representam um investimento de R$ 10 mil.
ILHA DIANA
Último reduto tipicamente caiçara de Santos, a Ilha Diana situa-se a 20 minutos de barco do Centro Histórico – o transporte funciona das 6h50 às 23h50, operado pela CET.
Continua depois da publicidade
Localizada na confluência do Rio Diana com o Canal de Bertioga, ao lado do Rio Jurubatuba, a ilha tem 200 moradores, que preservam a culinária caiçara, em especial o peixe azul-marinho, prato de destaque para os visitantes.
Os moradores participam do Turismo de Base Comunitária, que oferece roteiro de vivência a aspectos da cultura caiçara, ainda presentes nos costumes e na paisagem da Ilha Diana.
A igreja foi construída em estilo caiçara em novembro de 2018, por uma parceria entre a Prefeitura e a ONG internacional Sonhar Acordado, de inspiração católica. A edificação contou com o envolvimento de 70 jovens voluntários.
Continua depois da publicidade
O projeto foi aprovado pela Cúria Diocesana e a construção de 60m² tem capacidade para 70 pessoas sentadas. Até então, as missas eram celebradas uma vez por semana no centro comunitário e a imagem de Bom Jesus ficava na casa de uma moradora.