X

Santos

Eventos de carnaval reúnem 110 mil pessoas em quatro dias em Santos

Os quatro dias de eventos gratuitos em Santos movimentaram multidões nas regiões Central e da Orla

Da Reportagem

Publicado em 14/02/2024 às 07:00

Atualizado em 14/02/2024 às 11:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Praça Mauá recebeu o palco principal do Carnacentro / Divulgação/PMS

Samba, suor e sorrisos. Os quatro dias de eventos gratuitos em Santos movimentaram multidões nas regiões Central e da Orla. A 22ª edição do Carnabonde, o 2º ano do Carnacentro e os bailes nas três tendas da praia atraíram 110 mil pessoas, que curtiram com total segurança os quatro dias de folia.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No sábado (10), a festa foi aberta com o tradicional cortejo do Carnabonde, que este ano prestou homenagem ao bloco 'Raparigas do Último Gole', famoso grupo carnavalesco que agitou por décadas o bairro do Gonzaga. No meio da tarde, o bonde chegou na Praça Mauá trazendo a corte carnavalesca e as voluntárias do Fundo Social de Solidariedade, devidamente trajadas para a ocasião.

No palco principal montado na Praça Mauá, a família do seo Orlando Tavares, fundador do bloco, recebeu uma homenagem póstuma. “Hoje é um dia que mistura a alegria do Carnaval com a saudade que sinto do meu amado companheiro. É um dia de muita emoção”, comentou dona Terezinha Tavares, viúva de seo Orlando.

CARNACENTRO

A partir do domingo (11), o bonde saiu para dar lugar a 22 bandas carnavalescas de Santos. O CarnaCentro agitou a Praça Mauá e as ruas da região mais charmosa de Santos, revivendo o clima dos antigos carnavais.

Sob forte calor, principalmente na terça-feira (13), onde a sensação térmica superou os 40 graus, muita gente foi abastecer gratuitamente suas garrafinhas de água na tenda da Sabesp. Teve, ainda, maquiagem de graça para quem queria dar um ‘up’ no visual.

A grande novidade deste ano foi um espaço especialmente reservado para as crianças, montado na Rua XV de Novembro, entre as ruas Itororó e Frei Gaspar. Um grande 'corredor da folia' foi montado para os pequenos, que puderam se divertir à vontade.

“A Prefeitura, mais uma vez, mandou muito bem no Carnaval. Ter um lugar reservado deixa a gente mais tranquilo e as crianças aproveitam mais”, comentou o fisioterapeuta Rafael de Oliveira Abreu, que estava acompanhado da esposa e dois filhos.

“Adorei que o pessoal do grupo de animação puxou todo muito para brincar. Têm alguns que estavam um pouco mais tímidos, mas puderam participar também”, elogiou a psicóloga Marcia Fernandes, que estava acompanhada de um grupo com cinco crianças.

BLOCOS CONVIDADOS

Outras atrações que levaram muita gente ao Carnacentro 2024 foram os blocos convidados, que encerravam a programação de cada dia. No sábado, o 'Sargento Pimenta' fez todo mundo dançar ao som de sucessos dos Beatles e hits nacionais.

Já na segunda-feira (12), a atração principal foi a 'Orquestra Voadora', trazendo para Santos uma divertida salada musical instrumental, de Michael Jackson a Nação Zumbi. Por fim, na terça (13), 'Mulheres de Chico' convidou o público que lotou a Praça Mauá a 'mergulhar' no universo das canções do gênio Chico Buarque de Holanda.

“O Carnacentro é uma festa organizada, segura, que tem um planejamento sério, para oferecer diversão para santistas e turistas. É uma das ações que promove a revitalização do Centro, uma região que tem vocação para receber grandes eventos e que em breve recebe o Parque Valongo, que colaborará ainda mais para o desenvolvimento de uma das áreas mais charmosas de Santos”, comentou o prefeito Rogério Santos.

TENDAS ‘FERVEM’ NA ORLA

A animação e a segurança também foram a tônica das matinês e bailes nas três tendas da orla, instaladas nas praias da Pompeia, Gonzaga e Boqueirão. Vinte quatro bandas de baile e nove escolas de samba de Santos garantiram o som da festa para toda família.

Os eventos carnavalescos de Santos foram uma organização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), com apoio da Sabesp.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Temporais que destroem o Sul do País podem chegar ao litoral de SP?

A Região Sul do Brasil vive nos últimos dias um dos piores momentos de sua história

Cotidiano

Rodovia dos Imigrantes tem lentidão na descida ao litoral na manhã deste sábado

O alto fluxo de veículos é apontado como o responsável pelo problema

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter