X

Política

Relação com docentes da rede municipal "está tranquila", diz Haddad

Na quinta-feira, o jornal O Estado de S. Paulo informou que Prefeituras de São Paulo temem "contaminação" da greve de professores

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 08/05/2015 às 17:09

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) disse na manhã desta sexta-feira, 08, não acreditar que os professores da rede municipal de ensino entrem em greve. "Não vejo isso(possibilidade de greve). Acho que está tranquila a relação. O diálogo está bom", afirmou. Haddad disse que se reunirá na próxima semana com Gabriel Chalita, secretário municipal de Educação de São Paulo, para conversar sobre o assunto.

Nesta quinta-feira, o jornal O Estado de S. Paulo informou que Prefeituras de São Paulo temem "contaminação" da greve de professores. O assunto foi discutido no fim do mês passado em reunião da Câmara Temática de Educação da Região Metropolitana de São Paulo - o órgão reúne secretários municipais e também o titular da pasta no Estado. A greve na rede estadual é a que mais preocupa.

"Prefeitos de outras cidades esperam que a greve no Estado acabe logo, porque é evidente que começa a contaminar as outras redes" diz o secretário municipal de Educação de São Paulo, Gabriel Chalita, que preside a Câmara Temática.

Professores da rede municipal de ensino de São Paulo fizeram uma assembleia na frente da Prefeitura, no centro da capital, na tarde desta quinta-feira, 7. Os docentes disseram que não excluem a possibilidade de greve, mas que ela está adiada por ora. Uma nova assembleia foi marcada para o mesmo local no dia 15 de maio.

Eles discordam da proposta de aumento salarial de 10% no piso a partir de outubro, feita pela gestão do prefeito Fernando Haddad. Os professores querem reajuste de 25% já neste mês.

O Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (Sinpeem) estimou entre 1,5 mil e 2 mil o número de pessoas que participaram do ato, enquanto a Polícia Militar contabilizou 400.

Fernando Haddad disse que a relação com docentes da rede municipal 'está tranquila' (Foto: Divulgação)

Histórico

Depois de enfrentar duas greves longas nos dois primeiros anos de mandato, a gestão Haddad apresentou proposta de aumento antes de haver um movimento grevista. Nos anos anteriores, a Prefeitura havia apostado que o pagamento de incorporações seriam suficientes.

A capital ofereceu 10% de aumento em forma de abono, a serem pagos em outubro e incorporados em 2017. A incorporação de 5,5% neste mês, conquistados após greve de 2014, está garantida, bem como outras duas no próximo ano. Claudio Fonseca, presidente do Sinpeem diz que negocia a proposta, mas discorda dela. "A incorporação deve ser até 2016, não no outro mandato."

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter