X

Política

Cristina Kirchner volta hoje ao trabalho após licença

No entanto, a presidente deverá seguir algumas recomendações, como: não viajar de helicóptero, nem de avião e não participar de atos e discursos públicos "inflamados"

Publicado em 18/11/2013 às 15:12

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Afastada do cargo há 44 dias, a presidente argentina, Cristina Kirchner, volta a trabalhar oficialmente nesta segunda-feira.

A agenda dela terá início a partir das 15 horas, na residência oficial de Olivos, com audiências concedidas ao secretário geral da Presidência, Oscar Parrilli, ao chefe de Gabinete, Juan Manuel Abal Medina e ao vice-presidente, Amado Boudou, segundo informou a Secretaria de Comunicação.

No entanto, Cristina deverá seguir algumas recomendações, como: não viajar de helicóptero, nem de avião; não participar de atos e discursos públicos "inflamados"; e não sofrer situações estressantes. Por isso, a volta ao trabalho será em Olivos, sem traslados, por enquanto, à Casa Rosada, sede do Executivo.

Durante a ausência de Cristina, o poder executivo ficou praticamente paralisado e estourou uma forte disputa interna para o controle do poder. O conflito foi acentuado após a derrota dos candidatos governistas nas eleições parlamentares para renovar metade da Câmara e um terço do Senado, além das Câmaras de Vereadores e Assembleias Legislativas nas províncias e municípios. O governo manteve maioria na Câmara e no Senado, mas não obteve maioria qualificada.

Afastada do cargo há 44 dias, a presidente argentina, Cristina Kirchner, volta a trabalhar oficialmente nesta segunda-feira (Foto: Divulgação)

Há forte expectativa em torno de possíveis mudanças de nomes no gabinete presidencial. Além disso, há rumores de medidas econômicas para aliviar a situação do elevado gasto público e a perda de reservas do Banco Central. Até o momento, não há informações sobre quando a presidente vai aparecer em público. Comentários de deputados da base governista indicam que seria durante uma solenidade no dia 10 de dezembro para comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos e os 30 anos de regresso da democracia, além dos seis anos de mandato de Cristina.

Antes do retorno oficial, Cristina ligou ontem à noite para a ex-presidente chilena Michelle Bachelet, para cumprimentá-la pelo resultado do pleito chileno, que a levou ao segundo turno das eleições presidenciais.

Cristina ficou de licença médica por causa de uma cirurgia para drenagem de um hematoma localizado em uma das membranas entre o crânio e o cérebro, produzido por uma batida na cabeça em circunstâncias não esclarecidas oficialmente. Cristina procurou os médicos da clínica da Fundação Favaloro no dia 5 de outubro, porque sentia fortes dores de cabeça e arritmia cardíaca. Depois de passar o dia inteiro no hospital para realizar exames, ela regressou à residência oficial, com a indicação de repouso médico por 30 dias. Apenas dois dias depois, o quadro se agravou e ela foi operada no dia 8 de outubro. No dia 9 de novembro, os médicos deram alta à Cristina, mas com indicação para retomar as atividades normais somente hoje.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter