X

Política

Contas de 2010 da Prefeitura de Bertioga são reprovadas

O prefeito recebe parecer desfavorável do Tribunal de Contas pelo segundo ano consecutivo

Publicado em 05/12/2012 às 18:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O prefeito de Bertioga Mauro Orlandini (DEM), definitivamente, precisa rever alguns pontos de sua administração. No último dia 27, a 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE) deu parecer desfavorável às contas referentes ao ano de 2010.

Recentemente, Orlandini teve outra notícia desagradável, quando o órgão, após reexaminar as contas do ano anterior (2009), votou também desfavoravelmente, colocando em cheque o primeiro ano de sua administração.  O primeiro julgamento ficou a cargo da 4ª Diretoria de Fiscalização do órgão. O parecer desfavorável foi assinado pelo relator Fulvio Julião Biazzi e pelo presidente Antonio Roque Citadini. Já o reexame foi realizado pelo Tribunal Pleno do órgão e a decisão foi proferida na sexta-feira (30).
 
O TCE deve detalhar ao Pleno quais os problemas nas contas de 2010, mas nas de 2009 foram apontadas dezenas de supostas irregularidades na Administração Orlandini. Uma das mais graves refere-se à questão da Educação, em que foram aplicados apenas 17,64%, quando o preconizado pela Lei de Responsabilidade Fiscal e pela Constituição Federal é de no mínimo 25%. 
 
Os fiscais também constataram que a Administração Municipal não aplicou integralmente o montante dos valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O Município teria investido somente 78,60% e não implantou plano de carreira e remuneração do magistério.
 
O TCE também observou problemas relacionados a adiantamentos a servidores, a processos nas modalidades convite e pregão presencial e contratos, além de relacionados à ordem cronológica de pagamentos de fornecedores, ao quadro de funcionários, ao pagamento de horas extras, à transparência de gestão pública, ao atendimento à Lei Orgânica, ao pagamento de precatórios e aos gastos do dinheiro oriundo de royalties.
 
Prefeitura
 
O procurador geral do Município, Ericson da Silva, informa que Prefeitura teve conhecimento a pouco da decisão e, pelos advogados especializados que a assessoram, já está providenciando recurso para ser apresentado ao Pleno do Tribunal de Contas, com elementos que, entende, reverterá à recomendação inicial.
 
Pelos segundo ano consecutivo Mauro Orlandini tem contas da Prefeitura de Bertioga reprovada (Foto: Divulgação)
 
Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Turista é arrastado por correnteza na Praia do Tombo, em Guarujá

Os guarda-vidas estavam em outra extremidade da praia no momento do ocorrido.

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter