X

Política

Alckmin diz que reduzirá retirada de água do Cantareira

"Neste mês de setembro entra mais meio metro cúbico por segundo do Sistema Rio Grande e, em outubro, mais um metro cúbico por segundo do Guarapiranga", afirmou

Publicado em 02/09/2014 às 15:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O governador Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à reeleição, disse nesta terça-feira, 02, em Sorocaba, que o governo vai reduzir a retirada de água do Sistema Cantareira, que abastece grande parte da Região Metropolitana de São Paulo. Segundo ele, a redução ocorrerá na medida em que o volume fornecido pelo Cantareira seja substituído pelo de outros sistemas. "Neste mês de setembro entra (no sistema de abastecimento) mais meio metro cúbico por segundo do Sistema Rio Grande e, em outubro, mais um metro cúbico por segundo do Guarapiranga".

Um acordo entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Água e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE) determinava à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) a redução na vazão de defluência (saída de água) do Cantareira de 19,7 metros cúbicos por segundo para 18,1 m3/s em 30 de setembro. A partir do dia 31 de outubro, a vazão deverá ser reduzida para 17,1 m3/s. Em nota, na segunda-feira, 01, a Secretaria de Recursos Hídricos havia informado que não havia qualquer acordo ou decisão sobre a redução da vazão no sistema.

Segundo ele, a redução ocorrerá na medida em que o volume fornecido pelo Cantareira seja substituído pelo de outros sistemas (Foto: Agência Brasil)

Sem citar o acordo entre a agência federal e o departamento de água do Estado, Alckmin disse que já houve uma redução de 31 metros cúbicos por segundo para 19,7 m3/s, sem que o abastecimento da Região Metropolitana ficasse prejudicado. "Estamos substituindo o Sistema Cantareira, que é o mais afetado pela seca, por outros sistemas sem que a população fique sem água." O governador destacou a colaboração da população que aderiu à campanha para economizar água em troca de um desconto na conta. "Quase 80% reduziram o consumo e cerca de 50% ganharam o bônus que criamos para quem economiza água", disse.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter