Política

Renan ataca de novo e diz que Janot foi 'omisso'

O peemedebista informou que a advocacia do Senado pediu pela manhã acesso em caráter "urgentíssimo" ao processo

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 07/03/2015 às 11:45

Compartilhe:

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), apontou ontem "grave e deliberada omissão" do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por não ter permitido ao parlamentar "contestar as inverdades levantadas contra a sua pessoa". Em nota divulgada à imprensa, o peemedebista informou que a advocacia do Senado pediu pela manhã ao relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, o acesso em caráter "urgentíssimo" ao processo.

Renan está entre as 54 pessoas incluídas nos pedidos de abertura de inquérito feitos por Janot na terça-feira. À noite, foi divulgado que o presidente do Senado está entre os parlamentares que serão investigados pela Procuradoria-Geral.

Renan Calheiros disse que Rodrigo Janot foi 'omisso' (Foto: Agência Brasil)

Pelo segundo dia consecutivo, Renan se posicionou de forma crítica à maneira como Janot conduziu os processos da Lava Jato e os pedidos de investigação de políticos suspeitos de envolvimento com o esquema. Na quinta-feira, Renan já havia feito ataques indiretos ao procurador-geral. Afirmou que era preciso mudar as regras no Ministério Público em caso de procuradores que estivessem disputando a reeleição - é o caso de Janot, cujo mandato acaba em setembro.

Plenário. Se o Supremo autorizar a investigação sobre o envolvimento do peemedebista com o esquema de desvios na Petrobras e o parlamentar for posteriormente denunciado pela Procuradoria-Geral da República, o julgamento será conduzido pelo plenário da Corte, e não pela 2.ª turma, formada por cinco ministros, como ocorrerá com os demais congressistas. A legislação estabelece que os atos tanto do presidente do Senado como do da Câmara só podem ser examinados pelo plenário do STF.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Brasil pode crescer de tamanho nos próximos anos; entenda

Segundo a Marinha do Brasil, o direito à expansão se baseia na presença de arquipélagos distantes da costa

Diário Mais

Maior zoológico da América Latina oferece entrada gratuita para crianças

Com um plantel impressionante de mais de 2 mil animais de quase 300 espécies, o zoológico oferece uma experiência rica em educação e lazer

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter