X

DISPUTA TUCANA

PSDB nacional afasta presidente do partido no estado de São Paulo

Votação favorável a Marco Vinholi havia ocorrido na última quarta, e foi anulada na sexta

Bruno Hoffmann

Publicado em 10/03/2024 às 20:29

Atualizado em 10/03/2024 às 20:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Marco Vinholi / Ettore Chiereguini/Gazeta de S. Paulo

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

A direção nacional do PSDB decidiu anular as eleições que reconduziram Marco Vinholi para a presidência do diretório paulista da sigla. A votação favorável a Vinholi havia ocorrido na última quarta-feira (6).

A decisão do PSDB nacional ocorreu na sexta (6), mas até este domingo o partido não havia se pronunciado oficialmente sobre o tema. Segundo informações extraoficiais, a direção nacional acatou duas representações que indicaram irregularidades no processo eleitoral da legenda no Estado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Procurado pelo Diário, Vinholi disse que não recebeu nada oficial do partido e, por isso, continuaria no posto. A executiva estadual do PSDB defendeu o pleito que definiu o atual diretor do Sebrae-SP para assumir o cargo.

“Na data prevista, foi então realizada a reunião que elegeu a Executiva Estadual do partido, com 97 votantes de um Diretório com 105 membros - mais de 92%”, diz a nota.

“O resultado fala por si só. Representa a vontade da imensa maioria da sigla no estado, onde a democracia partidária é um dos pilares fundamentais estabelecidos desde Mario Covas na construção do PSDB, que se tornou um dos mais importantes partidos da história de São Paulo”, completa.

Vinholi comandou a sigla em âmbito estadual entre 2019 e 2023 e voltou ao posto na última quarta após ser afastado do cargo pelo então presidente nacional do partido, o governador gaúcho Eduardo Leite, em outubro do ano passado.

Ele era ligado ao grupo do então governador João Doria (atualmente sem partido), o que causou rompimento com a vertente de Leite.

Governo de SP autoriza construção de 3 pontes em Ubatuba após chuvas

Após uma série de crises, as lideranças tucanas anunciaram uma pacificação para o a convenção estadual, realizado no último dia 25 de fevereiro. Foi lançada uma chapa única para o diretório, e Vinholi era considerado o favorito para assumir o comando do partido no Estado, o que ocorreu nesta quarta.

As cisões, porém, continuaram entre lideranças da legenda. Não há informações sobre como será a nova composição do PSDB paulista.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba como preparar suas doações para as vítimas no Rio Grande do Sul

Com medidas simples na hora de separar as peças, você pode ajudar a agilizar o trabalho de triagem dos voluntários

Santos

Veja imagens da destruição do Escolástica Rosa; VÍDEO

Inaugurado em 1908, o local foi responsável pela formação de milhares de santistas e hoje agoniza

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter