X

Política

Pentágono diz que drones armados protegem tropas dos EUA no Iraque

Usar meios aéreos dos Estados Unidos contra líderes da insurgência sunita é uma das opções que estão sendo preparadas pelo presidente Barack Obama

Publicado em 28/06/2014 às 09:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os EUA têm aviões não tripulados, conhecidos como drones, armados voando sobre Bagdá para proteger as tropas norte-americanas, que chegaram recentemente ao país para avaliar a deterioração da segurança na região, disse o Pentágono.

Há mais de uma semana, os militares têm usado aeronaves tripuladas e não tripuladas em voos sobre o Iraque, com dezenas de missões diárias de reconhecimento. A decisão de armar alguns dos drones ocorre após o deslocamento de tropas para Bagdá. Os soldados devem aconselhar e ajudar as forças iraquianas de contraterrorismo.

A razão pela qual alguns desses aviões estão armados se deve principalmente à "força de proteção, agora que deslocamos alguns conselheiros militares para o país, cujo objetivo será operar fora dos limites da embaixada", disse o secretário de imprensa do Departamento de Defesa, o contra-almirante da Marinha John Kirby, em uma coletiva de imprensa do Pentágono na sexta-feira.

Usar meios aéreos dos Estados Unidos contra líderes da insurgência sunita é uma das opções que estão sendo preparadas pelo presidente Barack Obama, enquanto ele analisa como apoiar o Iraque, disse o chairman do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o general Martin Dempsey, em uma entrevista de rádio. A proteção da infraestrutura crítica é parte dessa opção, acrescentou.

Até agora, 180 dos 300 soldados prometidos por Obama chegaram no país. Esse número é composto de 90 conselheiros e 90 militares que devem organizar uma unidade de análise de operações e inteligência.

Há mais de uma semana, os militares têm usado aeronaves tripuladas e não tripuladas em voos sobre o Iraque, com dezenas de missões diárias de reconhecimento (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ENTENDA

Bolsonaro tem alta após ser internado às pressas em Manaus

Bolsonaro foi a Manaus participar de um evento do PL Mulher, ala presidida pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro

CASO PORSCHE

Motorista de Porsche pretende se apresentar na segunda, diz advogado

Empresário é acusado de causar um acidente trânsito no fim de março que deixou uma pessoa morta e outra ferida na zona leste de São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter