X

Política

Para Dilma, investigação na Fifa permitirá maior profissionalização do futebol

A presidente afirmou ainda que deve haver investigação sobre a Copa do Mundo no Brasil, realizada no ano passado, caso haja suspeita de irregularidade

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 27/05/2015 às 15:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A investigação promovida pelos Estados Unidos sobre a corrupção na Fifa levará a uma maior profissionalização do futebol brasileiro e será benéfica ao País, afirmou a presidente Dilma Rousseff na manhã desta quarta-feira na Cidade do México. A operação levou à prisão de sete dirigentes da entidade, entre os quais o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin.

A presidente disse que a investigação "é muito importante" e ressaltou que o governo brasileiro poderá colaborar com a Procuradoria de Justiça americana se houver solicitação nesse sentido. "Nós temos um acordo com eles. O Brasil e esses órgãos, a Procuradoria americana, o Departamento de Justiça, colaboram sistematicamente sempre que solicitado ou necessário."

A presidente afirmou ainda que deve haver investigação sobre a Copa do Mundo no Brasil, realizada no ano passado, caso haja suspeita de irregularidade. "Eu acho que se tiver de investigar, investiga, em todas as Copas, todas as atividades. E isso vale para todos, desde a Operação Lava Jato até essa prisão. Há que investigar. Não vejo por que não."

A presidente disse que a investigação

Como a CBF é uma entidade privada, os órgãos do Poder Executivo não teriam poder de investigá-la, observou Dilma. Segundo ela, é necessária uma alteração legislativa para permitir que organismos como a Controladoria-Geral da União apurem suspeitas de corrupção que não estejam ligadas diretamente ao setor público.

"Tudo que foi na Copa do Mundo relativo a dinheiro nosso, nós temos total direito de investigar", disse a presidente, sobre recursos públicos. Mas ela ressaltou que a Polícia Federal tem atribuição de apurar "qualquer ação inidônea no Brasil".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Circuito Sesc de Artes acontecerá este mês em Praia Grande

Atividades de diferentes linguagens culturais ocorrerão gratuitamente

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter