X

Política

Número de eleitores com 16 e 17 anos cai 20% em quatro anos

Eram 2,9 milhões de brasileiros há quatro anos e agora são 2,3 milhões

Folhapress

Publicado em 26/07/2016 às 14:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Número de eleitores com 16 e 17 anos cai 20% em quatro anos / Reprodução

Na contramão do acirramento dos debates no país e das manifestações históricas dos últimos três anos, um grupo parece cada vez mais distante da política: os eleitores com 16 e 17 anos.

O tamanho do eleitorado com essa faixa de idade neste ano, na qual o voto é facultativo, caiu 20% na comparação com a eleição municipal anterior, em 2012. Eram 2,9 milhões de brasileiros há quatro anos e agora são 2,3 milhões, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral divulgados nesta segunda-feira (25).

Segundo o IBGE, a população do país com essa idade se manteve praticamente estável no período.

Desde 2013, o país assistiu a grandes mobilizações de jovens, como os protestos de junho contra o aumento da tarifa e as ocupações em escolas públicas que começou em São Paulo em 2015 e se espalhou para outros Estados, como o Rio.

Ainda assim, a quantidade de adolescentes com essa idade que irão às urnas caiu para o mesmo patamar de 1992, quando a população do país era bem menor.

A Justiça Eleitoral e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas até tentaram incentivar os jovens dessa idade a fazer o título eleitoral. A entidade estudantil promoveu uma campanha chamada "Se Liga, 16", buscando aumentar a participação de uma faixa da população considerada pouco representada.

Mas só um terço dos 6,8 milhões de brasileiros com essa faixa de idade decidiu fazer o título neste ano -em Brasília não haverá eleição.

PROTESTOS DE RUA

Nos atos que antecederam neste ano o afastamento da presidente Dilma Rousseff, em maio, pesquisas do Datafolha já haviam detectado o distanciamento dos jovens das manifestações contra e a favor da petista.

No maior dos protestos contra Dilma em São Paulo, que reuniu 500 mil pessoas em 13 de março, a média de idade dos participantes foi de 45,5 anos. No maior ato a favor da presidente, com 95 mil pessoas naquela mesma semana, a média foi de 38,9 anos.

O professor de ciência política Milton Lahuerta, que coordenou um projeto de Parlamento Jovem na Unesp de Araraquara (SP), diz que o desinteresse do eleitorado com 16 e 17 anos possivelmente reflete um "sentimento antipolítica" que se espalhou por todos os setores da sociedade e que também é expressado nas manifestações.

Em 2014, 20% dos eleitores se abstiveram nas eleições.

"A forma como a política profissional está se desenvolvendo não vem atendendo às expectativas da sociedade. E também há uma lógica econômica que faz com que o tempo da política seja visto como algo anacrônico, que não vale a pena", diz.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Atrás de emprego? PAT de Praia Grande está com várias vagas

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Nacional

Loja de Porto Alegre confirma morte de animais por afogamento

Estabelecimento não soube informar a quantidade exata de bichos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter