X

Política

Nove sonham com a Prefeitura de Cubatão

Já se passou um mês que Marcia Rosa deixou o cargo de prefeita, tempo suficiente para os partidos começarem a se organizar para uma nova eleição

Publicado em 30/06/2014 às 10:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Há um mês, o Executivo de Cubatão passou por uma reviravolta: a prefeita eleita Marcia Rosa (PT) saiu da chefia, cumprindo ordem do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), dando lugar para o então presidente da Câmara, Wagner Moura (PT). Desde então, a Prefeitura da Cidade sofre várias mudanças e ainda se prepara para outras modificações.

Políticos e moradores de Cubatão esperam por mais. Todos aguardam a data das novas eleições, que pode acontecer a qualquer momento, dependendo somente da decisão do juiz do TRE-SP. Nas ruas, as dúvidas: “quem serão os candidatos?” Pelo menos oito possíveis prefeituráveis já sonham com a cadeira de chefe do Executivo: vereador Aguinaldo Araújo (PDT), ex-vereador Geraldo Guedes (PR), atual prefeito Wagner Moura (PT), engenheiro e funcionário público Pedro de Sá (PTB), vereador Fábio Roxinho (PMDB), vereador Severino Tarcísio Dóda (PSB), Toninho da Elétrica (Psol) e, pelo PSDB, dois devem disputar em primárias pelo partido – Rodryell Pivato e vereador Ademário Oliveira.

A reportagem do Diário do Litoral entrou em contato com os possíveis candidatos, que confirmaram a pré-disposição dos partidos para lançar as candidaturas. “Estou em meu segundo mandato como vereador, sou o vereador mais votado do partido, estou como presidente do diretório municipal do PDT. Caso ocorram novas eleições, serei pré-candidato”, afirmou Aguinaldo Araújo, um dos primeiros a pronunciar sobre o assunto.

Dentro da Câmara de Cubatão, mais nomes pensam em passar para o outro lado da Praça dos Emancipadores, onde estão situadas a Casa de Leis e a Prefeitura da Cidade. “Sou o único pré-candidato do meu partido. A população e os pré-candidatos estão ansiosos por esta eleição. Acredito que dentro destes 90 dias de prazo, dado ao presidente da Câmara, a nova eleição será marcada”, explica o vereador Dóda.

A Prefeitura da Cidade sofre várias mudanças e ainda se prepara para outras modificações (Foto: Arquivo/DL)

Ademário Oliveira, o vereador com maior número de votos da última eleição municipal, também se colocou à disposição do PSDB para uma possível candidatura. Ao lado dele, para disputar a vaga dentro do partido, o servidor federal Rodryell Pivato. “Eu acredito que teremos um entendimento interno. Não deve haver disputa no partido”, afirmou o vereador. Dentro da disputa interna, outros dois nomes podem surgir, mas ainda não se apresentaram oficialmente ao partido – Nei Serra e João Ivaniel. A reportagem tentou contatá-los, mas não obteve êxito.

Outro parlamentar cotado como possível candidato é Fábio Roxinho. Morador do Jardim Nova República, em seu primeiro mandato, o vereador pode ser o candidato do PMDB em uma nova eleição. Morador do mesmo bairro e um antigo vereador, que já sonhou com a cadeira de Marcia Rosa antes, também deve voltar a tentar fazer parte do Executivo. Geraldo Guedes é a indicação do PR, conforme confirmou a sua assessoria de comunicação.

Mais candidatos

Além de Guedes, outros ex-candidatos à Prefeitura nas eleições de 2012 voltam a sonhar com o cargo antes do previsto. “Já temos um projeto pronto para a cidade por conta das últimas eleições. Declinei de uma candidatura a deputado estadual pelo partido para focar na Prefeitura. Tenho esperança que o Tribunal marque novas eleições para o dia 24 de agosto”, afirmou Pedro de Sá, possível indicação do PTB. Toninho da Elétrica também confirmou sua candidatura pelo Psol caso haja novas eleições.

Wagner Moura, que ocupa o cargo de prefeito interinamente e já fez suas mudanças na Administração Municipal, é o nome mais indicado pelo PT. Em entrevista exclusiva ao Diário do Litoral, assim que assumiu a Prefeitura, o atual prefeito afirmou que sempre sonhou com a chefia do Executivo. “Que cubatense nunca sonhou em ser prefeito da sua cidade?”, questionou. Na oportunidade, Moura preferiu não confirmar uma possível candidatura. “Isso ficará a cargo do partido escolher”, garantiu.

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Monumento dos Tambores; relembre a história do marco que divide Santos e São Vicente

Escultura faz referência a Santos como porto petrolífero, já que lembra o petróleo transportado em caminhões que utilizavam a Av. Nossa Senhora de Fátima como rota

SEGURANÇA PÚBLICA

Sindicato de delegados elogia Tarcísio após série de críticas

Sindpesp é um crítico constante do Governo de SP pelo que aponta como defasagem de agentes e de baixos salários; Tarcísio nomeou novos agentes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter